ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Hoje, 19 de fevereiro, Dom Giovanni Zerbini celebra 26 anos de vida episcopal

O bispo emérito de Guarapuava completou 93 anos de vida no último dia 29 de dezembro de 2020. Lúcido e de inteligência brilhante, o religioso é a tradução fiel de uma caminhada repleta luz e amor a Deus.

19/02/2021

Em 19 de fevereiro de 1995, Dom Giovanni Zerbini era ordenado bispo para servir à diocese de Guarapuava. O religioso, que tomou posse no dia 19 de março do mesmo ano, ficou à frente dos trabalhos na diocese, até o dia 2 de julho, quando apresentou renúncia por causa da idade, 75 anos como prevê o Código de Direito Canônico.

Emérito desde então, Dom Giovanni nunca parou de trabalhar e, neste dia 19 de fevereiro, completa 26 anos de ordenação episcopal.

SOBRE O BISPO

Dom Giovanni completou 93 anos de vida no último dia 29 de dezembro de 2020. Lúcido e de inteligência brilhante, o religioso é a tradução fiel de uma caminhada repleta luz, amor a Deus, paz e devoção intensa pelo seu ofício, a evangelização.

A cada conversa com o homem de voz vibrante, a certeza do enriquecimento em se tratando de cultura, arte e, sobretudo, de amor a Deus através da catequese. O bispo emérito se mostra um evangelizador e um estudioso da religião tão intenso que suas ideias são capazes de instigar a todos à sua volta para que também busquem incessantemente pelo conhecimento.

Dom Giovanni, que nasceu em Chiari, na Itália, segundo relata, tinha a certeza, desde muito cedo, que o sacerdócio seria a extensão de sua vida, uma mescla perfeita entre corpo e alma.

No dia 29 de junho de 1956, foi ordenado padre pela Congregação Sociedade de São Francisco de Sales – Salesianos de Dom Bosco (SDB). No mesmo ano, foi designado para trabalhar no Brasil, País que adotou como sua segunda pátria. Trinta e nove anos depois, em 19 de fevereiro de 1995, o sacerdote Giovanni foi nomeado bispo de Guarapuava pelo Papa São João Paulo II, ocupando, portanto, a terceira vaga episcopal da diocese. Dom Giovanni atuou à frente da instituição religiosa até o dia 2 de julho de 2003, quando então assumiu os trabalhos na diocese, Dom Antônio Wagner da Silva, que se tornou emérito em 6 de maio de 2020, apresentando sua carta de renúncia por causa da idade.

Mesmo depois de deixar as funções frente à diocese, Dom Giovanni optou por permanecer no Brasil. Atualmente ele reside no Seminário Diocesano Nossa de Belém, em Guarapuava. Muitos são seus escritos publicados acerca da Igreja Católica. Com a força que lhe é nata, Dom Giovanni desconsidera a idade cronológica e as dificuldades do dia a dia, olha para frente e vislumbra novos horizontes a serem descortinados.

Ao longo de sua jornada repleta de amor a Deus e pelo trabalho exercido, o religioso demonstra, com certeza, que o bem viver está em se renovar a cada dia que passa, em buscar motivos, mesmo que mínimos para ser feliz e, por conseguinte, fazer com que todos ao seu redor também se sintam felizes e plenos de paz de espírito.

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar