ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Teve início a 3ª Assembleia Geral do CNLB Guarapuava

Esta assembleia do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) da Diocese de Guarapuava é formativa e eletiva.

03/09/2021

Por: Jorge Teles

Teve início na noite desta quinta-feira (02) a 3ª Assembleia Geral Ordinária do CNLB Guarapuava (Conselho Nacional do Laicato do Brasil), em formato on-line.

 Frei Célio Ferreira, do Núcleo dos Religiosos da CRB (Conferência dos Religiosos do Brasil), conduziu a oração inicial. O Frei desejou que a assembleia “seja a renovação do nosso sim para que todo o trabalho do CNLB possa caminhar de maneira fidedigna, feliz e alegre, no anúncio de Nosso Senhor Jesus Cristo”.

José Lima, que é vice coordenador do CNLB no Regional Sul 2 (Paraná), disse que a Igreja na Diocese de Guarapuava, com Dom Amilton Manoel da Silva, vive um novo momento e o CNLB tem que caminhar junto. Lima afirmou que o conselho vai sair fortalecido dessa assembleia para continuar com seu trabalho feito por amor à diocese.

O Vigário Geral padre Carlos Egler representou o Bispo Diocesano e disse que reconhece o esforço e dedicação dos membros do CNLB e desejou êxito a quem dará continuidade ao trabalho do conselho na diocese. Esta 3ª Assembleia é eletiva.

O atual presidente do CNLB Guarapuava, Tales Faleiros Lemos, eleito em 2018, agradeceu a todos pela participação, explicou a pauta da assembleia e antecipou um agradecimento. “Alegria estar encerrando um ciclo, não nos afastando, só mudando de função”. Ao final de sua fala Tales declarou aberta a assembleia.

No primeiro dia os participantes tiveram um momento para se conhecerem melhor. Através do aplicativo em que se realiza a assembleia deixaram a grande sala onde estavam todos e puderam conversar em salas menores com um número reduzido de pessoas.

Leo Geovane Pereira de Meira, do Movimento Eucarístico Jovem (MEJ) conduziu uma reflexão. “Que sede nós temos. – Que sede sentimos: amor, justiça, fraternidade?”

O primeiro dia da assembleia encerrou-se com a oração final conduzida pelo padre Carlos Egler.

Nesta sexta-feira (03), segundo dia da Assembleia, às 19h30 acontecerá um momento de formação com Célia Soares de Sousa, teóloga leiga da Diocese de Guarulhos-SP e membro da Comissão Nacional de Formação do CNLB.

 

Sobre o CNLB

O CNLB não é uma Pastoral ou um Movimento, é um Organismo do Povo de Deus, de comunhão e participação. Juridicamente tem duas naturezas, uma civil - associação civil de direito privado; e, de direito público eclesiástico. 

Um documento chave é o Documento 105 da CNBB - Cristãos Leigos e Leigas - Sal da Terra e Luz do mundo. Ele desenvolve: a identidade, a vocação, a espiritualidade e a missão dos sujeitos na Igreja e na sociedade.  No documento é possível encontrar a história do CNLB  e sua evolução. 

O CNLB é organizado nacionalmente em 18 Regionais e em várias dioceses. No sítio www.cnlb.org.br podem ser encontrados materiais como: O que é CDL?; a Agenda Formativa para Download, artigos, etc. 

Na diocese de Guarapuava existe desde 2018 como legado do Ano Nacional do Laicato.

 

Comentários