ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Regional de Guarapuava recebe insumos para vacinação contra Covid-19

Caminhão com seringas, agulhas e demais itens usados para aplicar vacina chegou na manhã deste domingo.

17/01/2021

A 5ª Regional de Saúde recebeu na manhã deste domingo (17) os insumos que serão usados para aplicar a vacina contra a covid-19. Foram recebidas seringas e agulhas, máscaras, aventais, protetores faciais e carteias de vacinação. Segundo a diretora da regional, Eliane Harmuch, a quantidade é suficiente para iniciar a vacinação nos primeiros grupos prioritários. (acompanhe na entrevista)

Os insumos ficarão estocados no Centro de Especialidades do Paraná (CEP) e começam a ser entregues aos 20 municípios da regional nesta segunda-feira (18), conforme a diretora.

O caminhão que trouxe os materiais para Guarapuava saiu ontem (16) de Curitiba, passou por Ponta Grossa e Ivaiporã e ainda neste domingo (17) fará entregas em Irati e União da Vitória. Em todo o percurso uma viatura e quatro policiais do Bope de Polícia Militar fizeram o trabalho de escolta.

Plano

O Paraná vai seguir o Plano Nacional de Imunização (PNI), do Governo Federal. Todas as doses serão repassadas pelo Ministério da Saúde e os critérios para definir quem será imunizado primeiro no Estado são os estipulados pelo órgão federal.

Na primeira etapa da vacinação a população alvo a ser vacinada contra a Covid-19 é composta por profissionais que aplicarão as vacinas, pessoas com mais de 60 anos que residem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e os profissionais que atuam nos locais, população indígena, todos os trabalhadores que atuam em unidades de saúde que atendem pacientes com suspeita ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus.

Na sequência o Estado planeja vacinar pessoas com 80 anos ou acima desta idade, pessoas entre 75 e 79 anos e assim sucessivamente até aqueles que tem idade variando entre 60 e 64 anos.

Vacinação gradual

Conforme anunciado pelo Ministério da Saúde, a quantidade de vacinas a serem destinadas ao Paraná é de 5% do total que o país tiver disponível. Com a quantidade de doses disponibilizadas, seguindo a ordenação por grupos prioritários, a previsão é vacinar o total de 4.049.801 pessoas no ano de 2021. A vacinação ocorrerá de acordo com o recebimento dos imunizantes, de forma gradual e escalonada.

Foto e reportagem: Cléber Moletta/Rádio Cultura.

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar