ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Quase 9 mil estão em situação de rua no Paraná, sem direitos humanos fundamentais

Viver na rua é uma das situações mais complicadas e difíceis que um ser humano pode passar.

21/08/2021

De acordo com o  governo estadual, o Paraná tem quase 9 mil pessoas em situação de rua, sendo aproximadamente 520 mil em todo o país, segundo o Ministério da Cidadania.

Ouça a matéria na íntegra clicando aqui

O presidente do Instituto Nacional de Direitos Humanos da População de Rua, também coordenador do Movimento Nacional da População de Rua e conselheiro estadual de Direitos Humanos, Leonildo José Monteiro Filho,  avalia que a situação é de responsabilidade da estrutura política e da falta de atendimento social.

Além disso, ele ressalta que pessoas em situação de rua ainda sofrem com preconceitos profundos, como a associação com álcool e drogas, por exemplo.

Apesar de existir um decreto nacional que trata das políticas públicas para as pessoas em situação de rua, o promotor de Justiça Thimotie Heemann, do Ministério Público do Paraná, lembrou que muitos municípios não têm políticas adequadas, e que é preciso começar pelo atendimento dos direitos humanos fundamentais.

E mesmo com números já alarmantes de pessoas em situação de rua, o presidente Leonildo Filho conta que esses números estão subestimados e a realidade é ainda mais preocupante. 

 

AERP

Galeria de Fotos

Comentários