ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Procon de Guarapuava orienta estabelecimentos comerciais a divulgarem com destaque a data de vencimento do produto em promoção

A orientação é para que sejam afixadas placas ou cartazes informando sobre a data de validade dos itens em promoção que estiverem a menos de dez (10) dias do seu vencimento.

30/07/2021

É prática recorrente de vários estabelecimentos comerciais, realizar promoção de produtos com data de validade próximas ao vencimento. Geralmente os preços são atrativos ao comprador. No entanto, na hora das compras, na maioria das vezes, o consumidor não presta atenção no prazo de validade do produto, levando em conta apenas o preço atrativo.

Em razão disso, o Procon de Guarapuava orienta sobre o comércio de produtos perecíveis, para que sejam afixadas placas ou cartazes informando sobre a data de validade dos itens em promoção que estiverem a menos de dez (10) dias do seu vencimento. O aviso deve ser afixado próximo ao preço e ao local onde o produto estiver exposto e com a informação do vencimento que deve ser nítida pelo consumidor com a seguinte frase em letras maiúsculas: “SENHOR(A) CONSUMIDOR(A) – AVISO IMPORTANTE: PRODUTO COM DATA DE VALIDADE PRÓXIMA A SEU VENCIMENTO”.

Consumidores também poderão fazer denúncias de irregularidades, por meio do telefone:  42-3621-4590 ou pessoalmente, o que será fiscalizado pelo Procon.

“A medida visa propiciar uma maior informação e transparência na relação de consumo, pois muitas vezes, o consumidor é induzido a erro em razão de promoções e não presta atenção no prazo de validade, comprando muitas vezes em grande quantidade”, explicou Luana Esteche Coordenadora do Procon no município.

SECOM prefeitura de Guarapuava

Comentários