ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Paróquia Divino Espírito Santo prepara nova etapa das Santas Missões pelas Famílias

De 20 a 22 de março, moradores da comunidade São Gaspar Bertoni, no Bairro Tancredo Neves, receberão os missionários. Durante os preparativos, a paróquia envolve todas as forças pastorais da comunidade.

21/02/2020

Seguindo o propósito de envolver toda a comunidade, a paróquia Divino Espírito Santo, em Guarapuava, realiza mais uma etapa das Santas Missões pelas Famílias.

De 20 a 22 de março, moradores do entorno da comunidade São Gaspar Bertoni, no Bairro Tancredo Neves receberão as visitas dos missionários.

Durante os preparativos, a paróquia procura envolver todas as forças pastorais da comunidade, para que juntas, possam entender e, na medida do possível, atender aos anseios das famílias.

Cerca de trezentas pessoas fazem parte da Comissão Missionária Paroquial (COMIPA). Os trabalhos seguem uma metodologia, com destaque para o dízimo, animação e as visitas.  “Inicialmente, os missionários do dízimo realizam o censo nos setores e fazem o anúncio da missão. Todas as famílias, comércio, escolas, dentre outros, recebem visita nesta fase. Após o censo, é realizada a animação missionária com a presença de leigos e leigas que vão até as famílias. A animação missionária se dá no período de três dias. Inicia-se na sexta-feira com a santa missa de abertura e envio. No sábado e no domingo, os missionários fazem visitas nas casas das famílias. Conclui-se a animação missionaria com uma missa festiva na capela. Após o término da animação missionária, é desenvolvido o período de pós-missão, momento em que o conselho e pastorais da comunidade missionada, sentam-se para planejar a ação missionária permanente dentro daquele setor, sempre com o intuito de atender às reais necessidades dela”, detalhou Adriani Aparecida Lopes Levandoski, coordenadora do Conselho Paroquial de Pastoral (CPP).

O projeto teve início em 2019. Na ocasião, duas comunidades receberam as Santas Missões pelas Famílias, uma em cada semestre. A intenção, conforme os coordenadores, é passar pelas sete comunidades urbanas e pelas cinco capelas no perímetro rural que fazem parte da paróquia e disseminar a mensagem cristã a cada morador.

O pároco local, padre Luciano Romero da Silva, da congregação dos Estigmatinos, é um dos grandes apoiadores da Missão, de acordo com os paroquianos. Eles reiteram que sem essa ajuda, os trabalhos não teriam o mesmo efeito. “Nossa paróquia, é por excelência missionária. Há algum tempo, desenvolvemos o projeto de ir ao encontro de cada um e envolvê-lo com nosso amor e atenção. Pelo batismo nos tornamos discípulos missionários a serviço do reino. A missão emana de Deus através da Santíssima Trindade que é a perfeita comunidade de amor. Deus quer que essa experiência de amor, fraternidade e igualdade que existe nessa comunidade divina, possa chegar a todas as pessoas do mundo para que todo o sofrimento e toda morte sejam superados. Por isso, somos peregrinos nas estradas desse planeta. Aquele que sai de sua terra para levar a Palavra de Deus, ou seja, a salvação a toda criatura, se torna missionário”, discorreu Terezinha de Lima, que faz parte da Pastoral da Comunicação (Pascom), em entrevista ao Centro Diocesano de Comunicação (CDC), no dia 25 de setembro de 2019.

 

Diopuava

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar