ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Morreu na tarde desta segunda-feira (26), Gustavo Andújar, ex-presidente da SIGNIS Mundial

Fiel promotor da SIGNIS Mundial, que presidiu desde o Congresso Mundial de Roma em 2014, quando foi eleito presidente da associação, o comunicador cubano Gustavo Andújar morreu na tarde desta segunda-feira, dia 26, em sua amada Havana, Cuba.

27/07/2021

Gustavo Andújar foi presidente da SIGNIS de 2014 a 2017 e seu vice-presidente de 2005 a 2014, foi membro do associado nacional cubano da OCIC-SIGNIS desde 1965 e presidiu de 1994 a 2016. Até sua morte, dirigiu o Centro Cultural Padre Félix Varela da Arquidiocese de Havana e foi membro da Comissão Nacional de Comunicação da Conferência dos Bispos Católicos de Cuba, diretor da influente revista católica cubana Espacio Laical, e da revista semestral ECOS, dedicada aos temas da comunicação audiovisual.

 Ele foi membro e presidiu os júris internacionais da SIGNIS nos festivais de Havana, Mar del Plata, Amiens, Quito, Buenos Aires, Paris, Santo Domingo, Zanzibar, Washington e Veneza, e o Júri Ecumênico em Berlim. Representou a SIGNIS Mundial nos congressos de comunicação latino-americanos em Loja (2007), Porto Alegre (2010) e Asunción (2016), bem como no Congresso Latino-Americano de Televisões Católicas de Medellín (2006) e nos seminários internacionais da SIGNIS para Produtores da Televisão Católica de Buenos Aires (2008), San José de Costa Rica (2011) e São Petersburgo (2015).

Em 2006, o Papa Bento XVI concedeu-lhe a Cruz Pro Ecclesia et Pontifice; enquanto, em 2017, ao concluir seu serviço como presidente da SIGNIS, o Papa Francisco o nomeou Cavaleiro da Ordem de São Silvestre.

Na voz da atual presidente da SIGNIS, Helen Osman, “Gustavo Andujar foi um homem gentil e excelente. Sua fé profunda o motivou a assumir responsabilidades enormes, incluindo ser presidente da SIGNIS. Ele trabalhou incansavelmente para apoiar o trabalho dos comunicadores católicos, muitas vezes atrás dos holofotes, para empoderar tantas mulheres e homens que serão capazes de marcar um novo caminho no campo da comunicação. Expressamos nossas mais profundas condolências à sua querida esposa e a todos aqueles que o amavam. Descanse em paz, servo bom e fiel."

Na SIGNIS, queremos prestar uma homenagem sincera e afetuosa a todos aqueles que se empenharam na construção de uma Associação mais profissional, com palavras próprias que nos revelam a sua relação profunda com a SIGNIS, com a Igreja e com a comunicação católica.

“O Beato Monsenhor Oscar Romero compreendeu muito bem que o anúncio do Evangelho vai além da denúncia, ao testemunho da esperança cristã que encontra nos pobres, e decidiu viver com e para eles. É um sinal muito forte que escolhemos um mártir como nosso patrono. Que ele nos ajude a trabalhar incansavelmente na SIGNIS para alcançar aquele futuro de paz, justiça e reconciliação que toda a humanidade deseja e do qual ele mesmo foi o exemplo mais brilhante. ” (Beato Monsenhor Oscar Romero, comunicador modelo, patrono de SIGNIS, Gustavo Andújar)

“Ao nos reunirmos, renovando velhas amizades e forjando outras novas sobre as barreiras linguísticas e culturais, estaremos trasnmitindo uma primeira e muito eloquente mensagem de esperança ... E o fato é que o Congresso se trata, antes de tudo, de um encontro face a face com velhos e novos amigos. No esforço para fazer amigos, nada supera um sorriso, um aperto de mão, um abraço. Teremos muitas oportunidades de celebrar os nossos encontros ... Para a SIGNIS, o Congresso é o momento certo para traçar o seu rumo ao futuro, em continuidade com uma longa e rica história de quase 90 anos de serviço, mas também com imaginação e inventividade, como exigem os tempos atuais. "(Mensagem de boas-vindas ao Congresso Mundial da SIGNIS em 2017).

Somente o Cristo ressuscitado pode fazer brilhar uma luz de esperança no mundo atual. Só uma vitória tão definitiva como a sua poderia levar o apóstolo a exclamar: “Morte, onde está a tua vitória? Onde, ó morte, está o seu aguilhão? " (1 Cor 15, 55). É nessa certeza que celebramos a Páscoa, festa da renovação e da esperança, com plena confiança no amor misericordioso de Deus, enquanto nos preparamos para o nosso Congresso Mundial semeando esperança. (Mensagem de Páscoa 2017).

Agencia Signis

Comentários