ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

GUARAPUAVA: Paróquia Divino Espírito Santo celebra 30ª festa do padroeiro

Ao contrário dos outros anos, quando havia visita nas casas dos moradores, desta vez, as celebrações serão somente nas comunidade que pertencem à paróquia.

29/04/2021

De 1 a 23 de maio, a paróquia Divino Espírito Santo, em Guarapuava, celebra a 30ª edição da Festa do padroeiro.

Mesmo com a pandemia de Coronavírus, mas seguindo todas a regras de saúde pública, em comemoração ao momento, uma vasta programação, tanto religiosa quando festiva, vem sendo preparada.

Em 25 de abril, às 19h, na matriz, uma missa foi celebrada em ação de graças pelo bom êxito da festa. Na ocasião, os presentes receberam a imagem do Divino Espírito Santo, quando houve a troca da bandeira do padroeiro, uma tradição naquela paróquia.

Ao contrário dos outros anos, quando havia visita nas casas dos moradores, onde ocorria a Folia do Divino, desta vez, as celebrações serão somente nas comunidade que pertencem à paróquia.

Confira a programação com os horários das celebrações abaixo:

01/05, às 19h, comunidade São Gaspar Bertoni;

01/05, às 20h30, live com a Folia do Divino na matriz;

02/05, às 7h30, comunidade Imaculada Conceição;

02/05, às 10h30, comunidade Nossa Senhora das Graças;

08/05, às 19h, comunidade Sagrada Família;

09/05, às 9h, comunidade Divino Pai Eterno;

09/05, às 10h30, comunidade Senhora Auxiliadora.

No dia 13 de maio, às 19h, na matriz, terá início o decenário, que se estende até o dia 22, com o tradicional levantamento do mastro e troca da bandeira do Divino.

Em seguida, haverá uma procissão com os coordenadores da cada comunidade levando uma Bandeiras em homenagem ao padroeiro.

Durante toda a semana, as pessoas podem amarrar fitas no mastro e fazer seus pedidos.

A cada edição do decenário, haverá a consagração do devoto do dia. As celebrações serão transmitidas pela internet, por meio das redes sociais e os paroquianos podem acompanhar as atividades a partir de suas casas, uma vez que na matriz o público é reduzindo em 50%.

Nos dias 07, 14, 21 e 28 de maio, a partir das 14h, na matriz, haverá a tarde do pastel, com atendimento no balcão do salão paroquial.

No sábado, dia 15 de maio, às 20h, haverá o desfile dos candidatos a reis e rainhas do Divino. A coordenação destaca que o evento não contará com a presença de público por causa do distanciamento social. O evento, no entanto, será transmitido pela internet e todos podem acompanhar no formato on-line.

Em 22 de maio, sábado, haverá a noite da pizza, com entrega no balcão. Interessados podem fazer reservas antecipadamente com os coordenadores das comunidades.

Já no dia 23 de maio, quando se celebra o Dia do Divino, com a solenidade de Pentecostes, as festividades começam bem cedo.

Confira abaixo as celebrações:

7h30, missa de Pentecoste;

09h, missa solene com a presença do bispo diocesano, Dom Amilton Manoel da Silva;

11h, bênção seguida da retirada do bolo do Divino;

16h, carreata do Divino pelas ruas no entorno da paróquia;

19h, missa de Pentecostes e encerramento das festividades deste ano.

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar