ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Governo do Estado contrata peritos oficiais e agentes de necropsia

O objetivo é reforçar os postos de trabalho das unidades da instituição no Paraná.

12/02/2020

A Secretaria de Estado da Segurança Pública vai chamar quatro peritos oficiais e vinte agentes de necropsia remanescentes de concurso público em vigor, para atuarem em unidades da Polícia Científica no Paraná. Além disso, há tratativas para a contratação de mais motoristas. O objetivo é reforçar os postos de trabalho das unidades da instituição no Paraná. De acordo com o secretário Romulo Marinho Soares, as convocações permitem um melhor atendimento ao público. De acordo com o diretor da Polícia Científica, Luiz Rodrigo Grochocki, este é mais um avanço para a instituição. Todos os médicos e agentes de necropsia que estão sendo chamados passar por exames médicos para a contratação.

O diretor do Instituto Médico-Legal, André Ribeiro Langowiski, ressaltou que, por serem de concurso vigente, os profissionais precisam apenas passar pelo exame para iniciarem o trabalho. No ano passado, foram nomeados 96 profissionais para a Polícia Científica. Entre eles médicos-legistas, peritos criminais, toxicologistas, odontolegistas e químicos-legais, que já estão atuando em unidades de todo o Estado.

A função destes profissionais está ligada diretamente ao trabalho de investigação, elucidação de crimes e produção de laudos. O médico-legista, por exemplo, é o Perito Oficial de Natureza Criminal responsável pelas perícias. É quem busca vestígios, define a causa de mortes, comprova se houve ou não uma violência sexual, se há ou não lesões corporais, entre outras atividades pertinentes. A produção de um laudo, que é anexado ao processo criminal, por exemplo, é feita por este profissional. 

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar