ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

DIA MUNDIAL DA SAÚDE: Superar a pandemia, construir um mundo mais justo e mais saudável

Na campanha do Dia Mundial da Saúde, a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), vinculada à OMS, pede aos líderes que garantam que a equidade na saúde seja a peça central na recuperação da COVID-19.

07/04/2021

Neste dia 7 de abril comemora-se o Dia Mundial da Saúde, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), criada na mesma data em 1948. Para a data, a entidade promove a campanha “Construindo um mundo mais justo e saudável”, com destaque durante todo 2021 como o “Ano dos Trabalhadores da Saúde e Cuidados”. Em artigo, o bispo de Campos (RJ) e referencial da Pastoral da Saúde, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, reforça a necessidade de pôr em prática a chamada da OMS na construção de um mundo mais justo e saudável, para superar a pandemia.

“Este ano, como vimos na titulação, olhando para além da Pandemia, afirmamos que, para superá-la, é necessário construir um mundo mais justo e mais saudável. Que significa incluir e distribuir, de forma equitativa e solidária, os recursos da saúde: tratamentos, remédios, vacinas, e vida saudável; o que nos leva a trazer para a reflexão o acesso à água tratada, saneamento básico, alimentação e nutrição equilibrada, agricultura orgânica, moradia, e trabalho digno e decente. Trata-se de ter uma visão holística e integrada da saúde, que transcende a busca de qualidade de vida para os poucos que podem desfrutar dela, mas garantir um direito fundamental para toda a população, pois a vida e saúde devem estar sempre em primeiro lugar”, escreve Dom Roberto.

Para o bispo, ao refletir sobre os trabalhadores da saúde, “importa dar voz, participação e incorporá-los no planejamento da saúde, que tem sido inexistente e, muitas vezes, bloqueado por medidas contraditórias e ineficazes”. Dom Roberto também relaciona essa necessidade com a Campanha de Defesa do SUS, a Vacinação universal e imediata, o Auxílio Emergencial continuado, subsídio à agricultura familiar e orgânica, segurança alimentar e preservação das florestas e biomas: “Pois, para curar-nos da Pandemia, devemos curar a Terra, e curar também nossa convivência social, injusta, desigual e intolerante. Nossa Senhora da Saúde, Rogai por Nós!”, clama.

UM MUNDO MAIS JUSTO E SAUDÁVEL

Na campanha do Dia Mundial da Saúde, a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), vinculada à OMS, pede aos líderes que garantam que a equidade na saúde seja a peça central na recuperação da COVID-19. “Isso resultará em uma região onde todos têm condições de vida e de trabalho propícias a uma boa saúde, os sistemas de informação em saúde se configuram para identificar populações em situação de vulnerabilidade e a sociedade civil e os indivíduos são parceiros na busca de soluções onde as desigualdades ocorrem e onde todos têm acesso a cuidados de saúde e médicos sem sofrer discriminação”, segundo a organização. Ao mesmo tempo, é solicitado aos líderes que monitorem as iniquidades em saúde e garantam que todas as pessoas tenham acesso a serviços de saúde de qualidade quando e onde precisarem.

CNBB

Comentários