ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Comentário: Hoje é o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa

Esse foi o tema do comentário de Marcus Tullius, coordenador nacional da Pascom, no Jornal Brasil Hoje (JBH) da Signis Rádio RCR.

07/06/2021

Hoje celebramos o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa. Este foi o tema do comentário do coordenador nacional da Pascom, Marcus Tullius, no Jornal Brasil Hoje.

A repressão aos profissionais da imprensa vem desde o período colonial no Brasil.

Na época da Ditadura Militar os veículos de comunicação no Brasil, e consequentemente os profissionais, sofreram com forte vigilância depressão do estado, sendo censurados em muitos casos. Não existia liberdade de imprensa, tudo passava pelo crivo do serviço militar.

Nesse período, muitos profissionais de comunicação (jornalistas, editores, fotógrafos), foram presos, torturados e mortos, em diversos casos sem investigação, e em memória desses, o dia da liberdade de impressa, tem mais significado, pois essa liberdade foi conquistada com muita luta e sangue derramado. O direito a liberdade, é constitucional, dos profissionais, jornalistas, e da sociedade.

A data serve também pra reflexão, sobre o combate a repressão disfarçada, velada que na maioria das vezes quer negar ao cidadão o direito à informação.

(Fonte: ANF)
 

Galeria de Fotos

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar