ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

BRASIL: Produção industrial tem queda de 2,4% em março, segundo IBGE

Neste ano, o crescimento acumulado é de 4,4%. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal, divulgada nesta quarta-feira (5) pelo IBGE.

06/05/2021

Clique no player para ouvir

A produção industrial brasileira caiu 2,4% em março, intensificando a perda de 1% que havia sido registrada em fevereiro, e que reverteu o sinal do setor, depois de nove meses positivos. Ainda assim, a indústria acumula crescimento de 4,4% este ano. No entanto, nos últimos 12 meses, a queda é de 3,1%.

Com os resultados de março, o setor encontra-se 16,5% abaixo do seu melhor momento, registrado em maio de 2011.

Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal, divulgada nesta quarta-feira (5) pelo IBGE.

De acordo com o gerente da sondagem, André Macedo, de maio do ano passado até janeiro deste ano, o setor havia acumulado ganhos de 40,1%, recuperando as perdas enfrentadas no começo da pandemia, e superando o patamar de fevereiro de 2020. Mas com as novas quedas, a indústria zerou esses ganhos

O recuo de março foi verificado em três das quatro grandes categorias econômicas, com destaque para os bens de consumo semi e não duráveis, que tiveram a perda mais intensa desde abril do ano passado, 10,2%. Apenas o setor produtor de bens intermediários avançou 0,2%.

Já na análise por segmentos, os resultados negativos atingiram 15 dos 26 ramos pesquisados. A principal influência negativa veio das indústrias de veículos automotores, reboques e carrocerias, que registraram queda de 8,4%, o terceiro desempenho negativo consecutivo, acumulando no período, perdas de 15,8%.

Também no campo negativo, tem destaque o encolhimento de 14,1% nas atividades de confecção de artigos do vestuário e acessórios e de 11,2% na produção de couro, itens para viagem e calçados.

Na outra ponta, o principal impacto positivo foi o avanço de 5,5% na indústria extrativa.

Radioagência Nacional

Foto: © CNI/Miguel Ângelo/Direitos reservados

Galeria de Fotos

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar