ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Bispos aprovam a publicação do texto sobre o tema central na série de estudos da CNBB

O arcebispo da arquidiocese de Salvador (BA), primaz do Brasil, cardeal Sergio da Rocha, fez a leitura da primeira versão da Mensagem ao Povo Brasileiro, a ser divulgada no fim da 58º AG CNBB.

15/04/2021

Após um amplo processo de discussão prévio à 58ª Assembleia Geral Ordinária da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e de ser apresentado duas vezes na plenária virtual durante o evento on-line, o texto “Animação Bíblica da Pastoral a partir das comunidades eclesiais missionárias”, foi aprovado pelo episcopado brasileiro na tarde de ontem, 14 de abril, terceiro dia da Assembleia.

A última versão do texto, com a incorporação das sugestões, foi apresentada aos bispos pelo arcebispo de Curitiba (PR) e presidente da Comissão da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico Catequética da CNBB, Dom José Antônio Peruzzo. Ele coordenou o grupo que elaborou o texto do tema central.

Como a Assembleia não pode aprovar um documento em seu formato on-line, o bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, Dom Joel Portella Amado, consultou os bispos sobre a confiança na equipe para incorporar as sugestões finais e sobre a possibilidade de aprovar a sua publicação na série de “Estudos da CNBB”, pela editora da entidade. O episcopado brasileiro aprovou a publicação. Abaixo, seguem outros destaques da pauta na tarde de ontem.

MENSAGEM AO POVO BRASILEIRO

O arcebispo da arquidiocese de Salvador (BA), primaz do Brasil, cardeal Sergio da Rocha, fez a leitura da primeira versão da Mensagem ao Povo Brasileiro, a ser divulgada no fim da 58º AG CNBB. Os bispos enviaram suas sugestões à equipe que voltará a se reunir para incorporar os acréscimos. O cardeal Sergio afirmou que a equipe vai procurar fazer o melhor possível para que a mensagem seja fiel aos anseios e reflita a visão do episcopado brasileiro.

EDIÇÕES CNBB

O diretor-geral da Edições CNBB, monsenhor Jamil Alves de Souza, apresentou um balanço bienal (2019-2020) da entidade. Ele destacou o processo de modernização do sistema de gestão da editora, a implantação de metas dos colaboradores, marketing digital e e-commerce e aumento de publicações digitais. No biênio, segundo ele, foram publicados mais de 526 títulos. Em 2021, foram lançadas 100 publicações.  A editora tem 505 mil assinaturas de Igreja em Oração, roteiros Homiléticos, entre outros.

ORGANISMOS DO POVO DE DEUS

Cada organismo do povo de Deus apresentou aos bispos a síntese das ações que está desenvolvendo no âmbito da sua atuação. A presidente da Conferência Nacional dos Religiosos do Brasil (CRB), irmã Maria Inês Vieira Ribeiro, informou que a 10ª Assembleia Nacional dos Organismos do Povo de Deus está prevista para agosto de 2022.

Depois de irmã Maria Inês que falou em nome do CRB, representantes de outros Organismos como a Conferência Nacional dos Institutos Seculares (CNISB), o Conselho Nacional de Presbíteros (CNP), o Conselho Nacional dos Diáconos (CND) e o Conselho Nacional de Leigos e Leigas (CNLB) fizeram suas explanações e falaram do andamento da atividades.

CNBB

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar