ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Assembleia do Povo de Deus ocorreu em formato híbrido

O Bispo da Diocese de Guarapuava e secretário do Regional Sul 2 da CNBB, Dom Amilton Manoel da Silva, desde Guarapuava coordenou toda a assembleia nos seus momentos on-line.

27/09/2021

A Diocese de Guarapuava esteve reunida nos dias 24 e 25 de setembro, conectada às demais dioceses do Paraná, na 41ª Assembleia do Povo de Deus. Pela primeira vez a assembleia ocorreu de forma híbrida.

Presencialmente 21 pessoas estiveram na Casa de Formação Nossa Senhora de Guadalupe (Casa de Líderes de Guarapuava) ligadas pela internet via plataforma Zoom à outras 463 pessoas no estado do Paraná, Regional Sul 2 da CNBB.

Para essa assembleia, além dos que participam por direito (bispos, padres coordenadores diocesanos da Ação Evangelizadora e coordenadores regionais de pastoral, movimentos e organismos), foram convocados os coordenadores diocesanos da: Pastoral Familiar, do Encontro de Casais com Cristo (ECC), do Movimento Familiar Cristão (MFC), do Lareira, do Movimento do Cursilho de Cristandade, dos Grupos Bíblicos, da Pastoral da Catequese, dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (MESC), da Pastoral da Liturgia, da Pastoral Juvenil, dos Diáconos Permanentes e da Renovação Carismática Católica (RCC).

Clique aqui e ouça a matéria na íntegra

O Bispo da Diocese de Guarapuava e secretário do Regional Sul 2 da CNBB, Dom Amilton Manoel da Silva, desde Guarapuava coordenou toda a assembleia nos seus momentos on-line. Cada diocese, reunida presencialmente participou dos momentos on-line, comuns a todas as dioceses, e teve seus momentos presenciais, como as orações, Santa Missa, trabalhos de grupo e as refeições.

O padre Gilson Dembinski, coordenador da Ação Evangelizadora da Diocese de Guarapuava disse que Assembleia do Povo de Deus trouxe reflexões e projetou luzes para a Assembleia Diocesana que vai ocorrer antes do final do ano. Questões como a visita, a escuta, a acolhida, deverão nortear o pós pandemia em nossa Igreja, avaliou o sacerdote.

 

Assembleia dos Bispos

Antecedendo a Assembleia do Povo de Deus ocorreu, de forma on-line, a assembleia ordinária anual dos bispos do Paraná, nos dias 23 e 24 de setembro. Entre os assuntos da pauta estiveram a Missão São Paulo VI, que a Igreja do Paraná mantém no país da Guiné-Bissau, África, o projeto da Cartilha de Orientação Política, que será produzida pelo Regional no próximo ano, a Campanha da Fraternidade 2022 e a VI Semana Social Brasileira” a formação dos seminaristas, a saúde mental dos presbíteros e questões referentes à administração do Regional Sul 2. 

 

Jorge Teles com Regional Sul 2 da CNBB

Galeria de Fotos

Comentários