ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

ARTIGO: Em Guarapuava, seminaristas são admitidos na primeira turma do discipulado

Oito rapazes estudarão no seminário Jesus Divino Mestre. Emerson Luiz Ramos, no entanto, realizará os seus estudos no Instituto Discípulos de Emaús (IDE), em Curitiba-PR.

17/02/2021

Em 16 de fevereiro, durante a celebração da santa missa na paróquia Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores, em Guarapuava, os seminaristas Alan Cesar Reis Rocha, Douglas Gabriel de Marck, Emanuel Ferrari Magri, Gelson Luiz Simões, Mário Eduardo Vidal dos Santos, Miguel Pietchak, Valdemir Paulo Martins e Wagner Mendes Buava, foram admitidos na etapa do discipulado, uma das fases do processo formativo rumo ao sacerdócio.

A celebração foi presidida pelo bispo de Guarapuava, Dom Amilton Manoel da Silva, e contou com a participação dos seminaristas das demais etapas formativas, bem como da comunidade, dos colaboradores e fiéis da paróquia Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores, onde está sediado o Seminário Maior de Filosofia.

Em sua homilia, Dom Amilton destacou a necessidade de incentivar as vocações sacerdotais na diocese de Guarapuava, e exortou o Povo de Deus para que reze e contribua para com a formação dos sacerdotes. Dirigindo-se aos seminaristas e lembrando as palavras de São Paulo da Cruz, o bispo ressaltou ainda, que “quem abraçou o sacerdócio, abraçou também a Cruz”. Para Dom Amilton, os seminaristas devem encarar as provações com alegria, fazendo delas oportunidades para o crescimento humano e espiritual. Perante esta mística, o padre Everton Pavilaqui, foi apresentado como formador desta etapa de estudos. Dom Amilton, por sua vez, mostrou os Evangelhos, simbolizando o caminho pelo qual devem trilhar, além de uma cruz, cujas vidas devem ser conformadas.

Na ocasião, também foi admitido o Seminarista Emerson Luiz Ramos, que trilhará um caminho de discernimento vocacional junto à diocese de Guarapuava e realizará os seus estudos no Instituto Discípulos de Emaús (IDE), em Curitiba-PR.

A etapa do discipulado compreende a fase dos estudos filosóficos e é o momento em que são considerados discípulos do Divino Mestre. De acordo com a Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis, Documento da Congregação para o Clero sobre a formação sacerdotal, “o discípulo é aquele que é chamado pelo Senhor a ficar com Ele (cf. Mc 3,14), segui-lo e tornar-se missionário do Evangelho. Ele aprende quotidianamente a entrar nos segredos do Reino de Deus, vivendo uma relação profunda com Jesus. O estar com Cristo torna-se um caminho pedagógico-espiritual, que transforma a existência e permite tornar-se testemunha do Seu amor no mundo.

Que o Divino Mestre seja a inspiração de nossos seminaristas e que Nossa Senhora de Belém os abençoe!

Seminarista Alan Cesar Reis Rocha – Estudante de Filosofia, etapa do discipulado

Comentários