ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Teatro de sombras conta a história de Santos Dumont em Guarapuava

17/05/2022

No próximo dia 20, o Sesi Cultura Paraná leva ao palco do Centro Cultural Sesi Guarapuava um recorte da história do inventor Santos Dumont e suas descobertas, que sempre acreditou que o homem pode voar! A peça “Alberto, o menino que queria voar”, usa de sombras para despertar ainda mais curiosidade sobre o enredo e a técnica utilizada por seus atores/autores.

O espetáculo ficará marcado como o primeiro depois de mais de dois anos sem eventos presenciais do Sesi Cultura em Guarapuava, devido a pandemia do COVID-19. O gestor do espaço, Carlos Marochi, destaca esse momento: “É com muita alegria e satisfação que estamos voltando com shows e espetáculos presenciais. A nossa expectativa é que os guarapuavanos estejam com saudades e que a casa volte a ficar cheia!”

Voltado para as crianças e adultos de todas as idades, o espetáculo é bastante atrativo e mescla a história de Santos Dumont com a técnica de sombras, seguida de um debate sobre dramaturgia, roteiro, equipamentos utilizados.

Em cena está um único ator animador, que interpreta o personagem de um mecânico do início do século XX, amigo de Santos Dumont. O mecânico circula pela frente e por detrás da tela, manejando objetos voadores, contando e ilustrando com luzes e recortes a infância de Alberto, sua ida a Paris, e a criação das principais máquinas voadoras de Santos Dumont. Os aviões, balões e todo o cenário de Paris em frente a tela, são pintados de forma magnífica pela artista paranaense Marcia Szeliga.

Terminado o espetáculo, o artista continuará no palco para o debate sobre a obra. Os temas envolvem desde a ideia e a construção do trabalho, como a dramaturgia e recursos técnicos do teatro de sombras. Ainda neste momento, será realizado um tour nos bastidores mostrando toda estrutura com as respectivas trocas de luz e artefatos cênicos. Detalhe: toda iluminação é construída no ateliê da Companhia.

 

Comentários