ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Entrevista: Exploração de gás e petróleo ameaça comunidades no litoral nordestino

13/01/2022

Para ouvir clique no player

 

As marisqueiras de Terra Caída, em Indiaroba, no Sergipe, estão receosas. O sustento que vem com a maré há gerações está ameaçado por um megaprojeto silencioso que se aproxima do litoral nordestino para a exploração de gás e petróleo na bacia sedimentar de Sergipe-Alagoas.

Em entrevista para o Jornal Brasil Hoje que vai ao ar pela Cultura FM e emissoras da Signis Rádio RCR das 7 às 7h30, de segunda à sexta-feira, a jornalista  Karla Maria, que junto com Cléo Nascimento escreveu a matéria para a Agência Signis, falou sobre esse Megaprojeto da multinacional Exxon Mobil que traz preocupação a populações de Sergipe e Alagoas, que tiram do mar os recursos para a subsistência. (clique aqui e ouça a entrevista)

A perfuração marítima não é novidade para elas, assim como para os pescadores, indígenas ou quilombolas. O que espanta é que o Projeto SEAL, da petroleira Exxon Mobil, iniciou suas atividades sem consultar previamente as populações locais, como manda a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), e com o aval do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

 

Foto: Maria Izaltina

Comentários