ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

A Vida tem Sentido - Culpa

08/12/2021

O teólogo Dr Jefferson Soares da Silva é colunista dos programas Culturando primeira e segunda edição (10h 15h30), da rádio Cultura FM de Guarapuava. 

O quadro  "A vida tem sentido" vai ao ar às quartas-feiras nos programas apresentados pela jornalista Céci Maciel.

Para ouvir, clique no player.

 

Por que sentimos culpa?

O sentimento de culpa relaciona-se, ou aparenta relacionar-se, em um primeiro momento, com o sentimento de responsabilidade. A culpa tende a ficar mais evidente quando não cumprimos aquilo que projetamos. Em muitos casos, a questão concentra-se não na culpa em si, mas também nesse “projetar” que, não raramente, se aproxima de uma projeção “ideal”. Deste modo, se é ideal, está distante do “real”, em síntese, daquilo que é humanamente “possível”. Nesse contexto, por isso a possibilidade de sentirmos culpa se torna algo muito mais viável, mas ela pode estar comunicando mais o “ideal” que a “culpa” em si. Nesses casos, pode também caminhar para a sensação de vergonha, de apequenamento de nossa imagem frente aos outros, e sobre nós mesmos. Nessa via, também podemos assumir mecanismos de defesa que, inconscientemente, nos fazem lançar nossas culpas para outras pessoas. De alguma forma, mesmo que secundariamente, o Evangelho nos fala sobre isso quanto toca a nossa dimensão do “julgar” os outros. Daí talvez nossa facilidade em julgar, sem com isso perceber que de fato estamos julgando a nós mesmos. Com isso, podemos também refletir sobre o perdão, do outro para, assim, chegarmos mais próximos de perdoarmo-nos. Em resumo, uma forma de reduzir a sensação de culpa seria buscar metas e objetivos mais próximos do real, com isso, trazendo nossas expectativas para o campo do possível. A consequência disso seria lidar com uma imagem de nós mesmos mais próxima de quem somos de fato e, assim, enxergando também as outras pessoas como elas de fato são, de fato.

 

SOBRE 

Doutor em Teologia pela PUPCPR, com tese e estudos sobre o luto, cuidados paliativos e lutos cotidianos (relacionamentos, profissões, vocações, sexualidade). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná com dissertação sobre a história da educação. Com estudos sobre parentalidade (referência e educação dos adultos para com as crianças). Especialista em Ética e Educação com ênfase em Teologia Moral. Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Especialista em meditação cristã, foi o criador e coordenador do Grupo de Leitura Partilhada Thomas Merton na PUCPR. Pela CRB, é membro do Núcleo Lux Mundi, atuando nos estudos e proteção da criança e adolescente vítimas de abuso sexual.

Pela DOMINUS (presencialmente) e pela GENITORE (on-line), é terapeuta e consultor, atuando em educação mental, luto, parentalidade, sexualidade, orientação vocacional (religiosa e profissional).
Pesquisa e escreve sobre saúde mental, teologia, educação, bioética e saúde integral 

            Instagram: jefferson_genitore_oficial

            Facebook:  Jefferson Soares da Silva - Genitore

Galeria de Fotos

Comentários