ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Saúde de Guarapuava lança versão do robô Sara

A versão 2.0 do sistema atende pessoas com qualquer condição de saúde que permita a assistência virtual

21/11/2023

Ouça a matéria com a repórter Céci Maciel, clicando no player

A prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançou na tarde de ontem (21), no Teatro Municipal Marina Karam Primak, a versão 2.0 do sistema robô SARA. O robô, que passou a integrar a Rede Municipal de Saúde desde janeiro de 2019, foi responsável por reduzir consideravelmente as filas de espera, sobretudo, de pacientes com suspeita do Coronavírus e, com isso, garantir a recuperação das pessoas, além de salvar muitas vidas.  

A proposta da plataforma foi cumprida no período ainda considerado crítico da doença. De forma rápida e à distância, por meio de um robusto sistema de triagem, com a intervenção de profissionais da saúde, o robô passou a identificar, monitorar os problemas, e fazer o atendimento por teleconsulta, e, conforme a gravidade, encaminhar o paciente para um atendimento presencial.

Quatro meses depois de implantado, em maio de 2022, devido ao sucesso da plataforma de atendimento, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu criar um canal da Assistente de Saúde SARA, dedicado às crianças com síndromes gripais leves e moderadas. O novo serviço rapidamente ganhou grandes proporções e ajudou muitas famílias. 

Na cerimônia de lançamento, foi realizada a entrega de notebooks para as Unidades Básicas de Saúde, além de impressoras portáteis para as UBS do interior, Guairacá, Palmeirinha e Guará, proporcionando agilidade no trabalho dos servidores da saúde e atendimento humanizado para a população.


SARA

A assistente virtual SARA, conta com o apoio de Inteligência Artificial e possui um sistema de triagem, com a intervenção de profissionais da saúde, para atendimento e monitoramento dos problemas dos pacientes. Conforme a gravidade de cada usuário, o próprio sistema direciona a pessoa para um atendimento presencial. É uma ferramenta que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.


SOBRE O ROBÔ

Para acessar a assistente virtual SARA, é simples. O site da prefeitura de Guarapuava conta com um chat na página inicial. Basta clicar no ícone no canto inferior direito que um canal de comunicação será aberto e qualquer pessoa pode interagir e ser atendida. Após aceitar a política de privacidade, é necessário digitar o CPF, nome completo, telefone com WhatsApp para contato, e data de nascimento. Depois, é só responder à triagem virtual.
Para quem prefere usar o telefone celular, basta baixar o aplicativo gratuitamente. O botão "fale com a SARA", está disponível nos smartphones com sistemas Android e IOS. A versão do aplicativo é a 3.2.1. Por isso, pode ser necessário atualizar o Fala Saúde na loja de aplicativos.

Comentários