ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Entrevista: Padres Luciano e José Vitor falam sobre o Encontro de Atualização do Clero da diocese

05/07/2022

Iniciou na segunda (04) e com previsão de encerramento para o meio-dia da quarta-feira (06), na Casa de Formação Nossa Senhora de Guadalupe, a Casa de Líderes em Guarapuava o Encontro de Atualização do Clero da Diocese de Guarapuava, reunindo os padres diocesanos e religiosos, juntamente com o Bispo Diocesano Dom Amilton Manoel da Silva.

O encontro tem como objetivo principal a revisão e atualização do “Projeto de Iniciação à Vida Cristã”, com assessoria do padre Luciano Tokarski, da Arquidiocese de Curitiba.

Padre Luciano explicou que a iniciação à vida cristã é um processo gradual no qual a pessoa avança passo a passo. “Vai vivendo, fazendo a sua experiência pessoal, vai construindo e elaborando a sua relação com o Cristo”.

O sacerdote disse que esse a iniciação à vida cristã se dá por um processo de catequese, seja na família, numa sala de aula ou com as catequistas.

Para padre Luciano afirmou que entre os grandes desafios atuais da catequese, é que as dioceses, as igrejas particulares tenham,  definam um processo, um itinerário que contemple as diversas faixas etárias. “Uma coisa é catequese batismal, uma metodologia própria, um itinerário próprio e com elementos próprios, com simbologias próprias.  A catequese de crianças com o itinerário próprio, com etapas, com uma organização própria, com os subsídios e metodologia própria. Outra coisa é catequese de adultos. São propostas diferentes, distintas, itinerários distintos”.

Em entrevista ao jornalista Jorge Teles, padre Luciano também falou sobre o ministério dos catequistas, sobre a internet, redes sociais, também sobre o ambiente educacional (escolas, faculdades). Padre Luciano encerrou a entrevista falando que é importante que os padres “se apaixonem” pela causa da iniciação à vida cristã, que é uma causa maravilhosa.

Na Diocese de Guarapuava o coordenador da Comissão da Animação Bíblico Catequética, padre José Vitor Cozechen Seller, disse que o objetivo é que a catequese  se torne cada vez mais catecumenal, ou seja, que leve ao encontro pessoal com Jesus.

Ouça a entrevista completa com os padres Luciano e José Vitor – clicando aqui

Comentários