ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Faleceu o padre Aristides Poletto

06/06/2022

Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guarde a fé” (2Tm 4, 7)

Congregação dos padres Xaverianos comunicou ontem, 5 de junho, a notícia do falecimento, em Londrina (PR), do padre Aristide Poletto, que completou 86 anos no mesmo dia em que faleceu. Padre Aristides trabalhou nas paróquias Sant’Ana, em Laranjeiras do Sul (PR), e São João Batista, em Nova Laranjeiras (PR), onde deixou um legado de fé, amor, carinho, e acolhimento ao povo de Deus. A diocese de Guarapuava, na pessoa de seu bispo, dom Amilton Manoel da Silva, CP, lamenta sua partida e está em oração pelo conforto no coração de todos os amigos e familiares.

 

Sobre o padre Aristide

Nasceu em 05 de junho de 1936 em Vicenza, cidade italiana que pertence à diocese de Pádua.

Após frequentar o Seminário de Thiene, na província de Vicenza, ingressou na Congregação dos Missionários Xaverianos em 1954. Fez o noviciado em San Pietro in Vincoli, no ano de 1955, e ali fez a primeira profissão religiosa e missionária, em 12 de setembro de 1956. Em Parma, estudou teologia e recebeu a ordenação sacerdotal no dia 13 de outubro de 1963. Durante a sua formação teológica fez um ano de serviço como animador do seminário de Vicenza, nos anos de 1958 e 1959.

Imediatamente após sua ordenação sacerdotal foi destinado ao Brasil, em 1964, onde trabalhou até sua morte. Depois de estudar português, em Jaguapitã (PR), foi vice-reitor do Seminário Xaveriano de Laranjeira do Sul (PR), entre os anos 1964 e 1966. Continuou seu ministério sacerdotal atuando como vigário Paroquial ou Pároco em várias paróquias do Paraná e de São Paulo, com pequenos intervalos nos anos de atualização.

A partir de 2010, estava no Seminário Xaveriano de Londrina (PR), aonde cuidava da sua saúde e realizava o ministério presbiteral, segundo suas possibilidades.

 

Diopuava

Comentários