ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Dom Amilton participa nessa semana de Assembleia Geral da CNBB

25/04/2022

Tem início hoje (25) a 59ª Assembleia Geral da CNBB. Esta é a primeira etapa da assembleia, que é no formato virtual através da plataforma Zoom, vai até sexta-feira (29).  A segunda etapa, presencial, será em Aparecida (SP) no mês de agosto.

O bispo diocesano Dom Amilton Manoel da Silva dedica-se essa semana, no período da manhã e tarde, em participar deste encontro que reúne todo o episcopado brasileiro.

Clique aqui e ouça a matéria

O Documento 70 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) descreve a Assembleia Geral como “órgão supremo da CNBB, expressão e realização maiores do afeto colegial, da comunhão e corresponsabilidade dos Pastores da Igreja no Brasil”, com a finalidade de realizar os “objetivos da CNBB, para o bem do povo de Deus” (art. 27) e para fazer “crescer a comunhão e a participação” (art. 28).

Segundo o que indica o texto, “a Assembleia Geral trata de assuntos pastorais de ordem espiritual e de ordem temporal e os problemas emergentes da vida das pessoas e da sociedade, sempre na perspectiva da evangelização” (art. 29). Em 2022, a 59ª Assembleia Geral da CNBB, a AG CNBB, acontece, em sua primeira etapa, de 25 a 29 de abril de 2022, em modalidade virtual.

Assim como no ano passado, serão cinco dias de trabalho por meio da plataforma Zoom. E entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro, será realizada a segunda etapa, de forma presencial, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP). Foi definido como tema central dessa edição “Igreja Sinodal – Comunhão, Participação e Missão”, em sintonia com o processo do Sínodo dos Bispos 2021-2023, convocado pelo Papa Francisco.

A primeira etapa, em formato virtual, contará com sessões pela manhã, das 8h às 12h, e à tarde, das 14h às 17h. Participam do evento cardeais, arcebispos, bispos diocesanos e auxiliares, coadjutores, além dos bispos eméritos e representantes de organismos e pastorais da Igreja que são convidados. Atualmente, segundo dados da Secretaria Técnica da CNBB, a Igreja Católica no Brasil possui 278 circunscrições eclesiásticas, um total de 478 bispos hoje, dos quais 317 exercendo alguma missão e função de governo pastoral mais 161 bispos eméritos (aposentados).

 

Foto: Jorge Teles - Arquivo

Comentários