ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Missas Sinodais acontecem na próxima semana na Diocese

07/04/2022

Matéria em áudio - para ouvir clique no player

 

Na próxima semana acontecem as Missas Sinodais, celebrações especiais na Diocese de Guarapuava onde será entregue para a Comissão Diocesana do Sínodo a síntese das escutas realizadas pelas paróquias. Serão três celebrações.

A primeira Missa será em Guarapuava, na segunda-feira, dia 11 de abril, onde serão entregues os relatórios das paróquias dos Decanatos Pinhão e Centro. Essa celebração será na Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida, às 19h30,com transmissão pela Rádio Cultura FM (94,3).

Na terça-feira (12) a celebração será na cidade de Pitanga, na Paróquia Santana, também às 19h30, envolvendo todas as paróquias do Decanato Pitanga.

Na quarta-feira (13) será a vez do Decanato Laranjeiras, na Paróquia Santana, cidade de Laranjeiras do Sul, também às 19h30.

Todas as celebrações serão presididas pelo Bispo da Diocese de Guarapuava, Dom Amilton Manoel da Silva.

Os trabalhos do Sínodo, em Guarapuava, ocorrem desde outubro do ano passado. Todas as paróquias tiveram momentos de formação e espiritualidade para, numa etapa seguinte, ouvirem o “povo de Deus”, dentro e fora das comunidades.

A partir da entrega das sínteses dessas escutas, por parte das paróquias, será a vez da comissão diocesana preparar a sua síntese que será encaminhada à CNBB.

O Sínodo está sendo o maior processo de consulta democrática da história da Igreja Católica. É um processo de 2 anos, que começou em 10 de outubro de 2021 e vai se concluir em outubro de 2023, no Vaticano.

O Sínodo 2021-2023 foi convocado pelo Papa Francisco e é considerado a maior atividade realizada pela instituição desde o Concílio Vaticano II, que ocorreu no início da década de 1960, e promoveu transformações na forma de atuação da Igreja.

 

Comentários