ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

A Vida tem Sentido - Como lidar com a culpa?

15/12/2021

O teólogo Dr Jefferson Soares da Silva é colunista dos programas Culturando primeira e segunda edição (10h 15h30), da rádio Cultura FM de Guarapuava. 

O quadro  "A vida tem sentido" vai ao ar às quartas-feiras nos programas apresentados pela jornalista Céci Maciel.

Para ouvir, clique no player.

Como lidar com a culpa?

A culpa é um sentimento social. Antes, é bom ressaltar que, como a ansiedade, que tem também uma dimensão boa, por exemplo, quando aguardamos a visita de alguém que amamos, tem também dimensão otimista, pois quando sentida de forma equilibrada, nos ajuda a viver em sociedade. Isto é, ela regula nossa vida social. A grande questão é quando a culpa se torna perigosa. Quando ela transborda, quando a culpa se torna um motivador em nossa vida, nesse ponto devemos buscar compreender mais sobre nosso momento. Se ela tira o prazer de viver, isso é um sinal de que precisamos dar atenção a essa dor. Existem várias formas de lidar com a culpa, dentre elas, a partir do questionamento e da não repressão. Nesses casos, é importante se perguntar, qual a utilidade dessa culpa em minha vida? Para onde ela está me levando é para onde quero de fato ir? Ao mesmo tempo, é importante não reprimir a culpa, mas permitir que ela esteja ali, não mais à frente dos nossos olhos. Ou seja, não mais ocupando a centralidade de nossa vida, mas “simplesmente estando”, para ser tratada, sem ansiedade. Deste modo, não reprimindo-a, cria-se também uma possibilidade: permitir que ela simplesmente passe, evitando que atue tão fortemente em nossas vidas, nos auxiliando a aceitar nossa fragilidade, compreendendo os contextos que nos levaram ao sofrimento, para que assim, em último (ou primeiro caso) possamos também nos perdoar, sentir e acolher o nosso próprio perdão.

SOBRE 

Doutor em Teologia pela PUPCPR, com tese e estudos sobre o luto, cuidados paliativos e lutos cotidianos (relacionamentos, profissões, vocações, sexualidade). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná com dissertação sobre a história da educação. Com estudos sobre parentalidade (referência e educação dos adultos para com as crianças). Especialista em Ética e Educação com ênfase em Teologia Moral. Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Especialista em meditação cristã, foi o criador e coordenador do Grupo de Leitura Partilhada Thomas Merton na PUCPR. Pela CRB, é membro do Núcleo Lux Mundi, atuando nos estudos e proteção da criança e adolescente vítimas de abuso sexual.

Pela DOMINUS (presencialmente) e pela GENITORE (on-line), é terapeuta e consultor, atuando em educação mental, luto, parentalidade, sexualidade, orientação vocacional (religiosa e profissional).
Pesquisa e escreve sobre saúde mental, teologia, educação, bioética e saúde integral 

            Instagram: jefferson_genitore_oficial

            Facebook:  Jefferson Soares da Silva - Genitore

Comentários