ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Shows históricos de Oasis e Bruce Springsteen ganham lançamento oficial

Banda inglesa tocou para 250 mil pessoas em um fim de semana em 1996. Show de 1979 do americano só agora é lançado na íntegra

19/11/2021

Dois importantes concertos da história do rock acabam de ganhar lançamento oficial em áudio e vídeo. Tanto no caso do Oasis quanto no de Bruce Springsteen os registros foram montados a partir do material colhido durante dois concertos. "Knebworth 96" flagra o quinteto inglês naquele que é considerado o ápice da carreira da banda, quando, em 10 e 11 de setembro eles tocaram para um total de 250 mil pessoas em Knebworth.

Um documentário sobre o evento foi feito e está disponível em DVD ou Blu-ray (ele foi exibido em sessões especiais nos cinemas brasileiros há poucos meses) e os fãs mais fiéis têm também a possibilidade de comprar o box set que junta muita memorabilia da época além dos dois shows na íntegra (eles tocaram o mesmo repertório nas duas noites).
Para quem só quer relembrar, ou tem curiosidade sobre, os anos de ouro do Britpop, a edição mais simples já cumpre a missão. Nesse momento, o Oasis estava divulgando "(What's The Story) Morning Glory", o segundo álbum que os transformou em fenômeno global e aumentou ainda mais a popularidade deles no Reino Unido. Além de oito das dez músicas daquele disco, incluindo, claro "Wonderwall" e "Don't Look Back In Anger", os irmãos Gallagher tocaram ainda cinco canções de "Definitely Maybe", o trabalho de estreia, duas novidades, as então inéditas "It's Gettin' Better (Man!!)" e "My Big Mouth" além de alguns b-sides.
Na comparação, o ao vivo de Springsteen pega o artista em um momento bem diferente dos ingleses, quando ele já era um dos grandes astros do rock americano, mas ainda longe do megaestrelato. Aqui ouvimos, e vemos, o "Boss" se apresentando dentro do Mo Nukes, uma série de concertos organizados para chamar a atenção do povo dos Estados Unidos para os perigos da energia nuclear. Springsteen foi o headliner por duas noites e fez ali shows muito intensos, como sempre, mas em uma pegada um pouco diferente, já que tinha que tocar por um período menor de tempo.

Assim, ao invés das mais de três horas, o público viu um espetáculo mais "enxuto" de 90 minutos. Realizados em 21 e 22 de setembro de 1979 (com setlists praticamente idênticos) Bruce, na época, divulgava "Darkness On The Edge Of Town", do ano anterior, mas já estava com a cabeça voltada para "The River", o disco duplo lançado em 1980.O público teve então a chance de ouvri ali em primeira mão dois futuros clássicos do seu repertório: "The River" e "Sherry Darling", além de músicas que já eram vistas como clássicas como "Born To Run", "Jungleland", "Rosalita (come Out Tonight)" e "Thunder Road".

Para completar, Springsteen também chamou ao palco outros artistas que se apresentaram durante o dia como Tom Petty e Jackson Browne e, com e sem eles, cantou alguns clássicos do rock and roll e soul music.

Algumas músicas dos shows já haviam saído no álbum triplo que documentou a série de shows, mas só agora, ele está saindo na íntegra, também em DVD ou Blu-ray.

 


Fonte vagalume
 

Comentários