ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Está pronto o cronograma diocesano para o Sínodo dos Bispos 2023

A diocese de Guarapuava se une a todas as outras dioceses do mundo no maior processo de escuta já feito pela Igreja Católica.

25/10/2021

O Papa Francisco convocou todo o Povo de Deus para participar o Sínodo dos Bispos 2023, e cada comunidade, mesmo aquelas mais distantes das cidades, terá sua voz escutada. No dia 17 de outubro de 2021, na Catedral Nossa Senhora de Belém, a diocese de Guarapuava deu início aos trabalhos. 

Em 7 de novembro de 2021, domingo, durante as Santas Missas, cada paróquia apresentará a equipe responsável pelos trabalhos nas comunidades e explicará como funcionará o processo de escuta. Em 30 de janeiro de 2022, as reuniões nas comunidades e capelas estarão encerradas, e os relatórios das mesmas serão apresentados em uma celebração solene nas matrizes das paróquias.

Quase um mês depois, em 20 de fevereiro, todas as 47 paróquias se encontrarão na Catedral Nossa Senhora de Belém para o maior evento diocesano do Sínodo, onde os textos de todas as 1024 comunidades estarão juntos. A partir de então, cabe à coordenação diocesana a tarefa de fazer uma síntese das opiniões, sugestões e comentários da diocese de Guarapuava que serão entregues para a CNBB até o dia 21 de março. 

 

Como serão as reuniões nas comunidades

Para os trabalhos nas igrejas locais, o Vaticano elaborou um documento preparatório com 10 perguntas que “ajudam a emergir as experiências e a contribuir de maneira mais rica para a consulta”. Todas as comunidades do mundo estão se encontrando e conversando sob a orientação deste documento, que inclusive é o objeto principal de estudo na formação das equipes paroquiais. É importante ressaltar que não participarão apenas pessoas ligadas às igrejas. Também participarão escolas, universidades, congregações religiosas, grupos de ação social, movimentos ecumênicos e quem mais se sentir tocado por Deus para contribuir com suas palavras. É desta experiência de partilha e comunhão que se formará a riqueza e a beleza do Sínodo dos Bispos em 2023.

 

Confira o cronograma:

 

5 e 6 de novembro de 2021:

Formação para as equipes paroquiais.

 

7 de novembro de 2021:

Apresentação das equipes nas Paróquias.

 

30 de janeiro de 2022:

Entrega dos relatórios das comunidades nas paróquias, em celebração solene.

 

20 de fevereiro de 2022:

Entrega dos relatórios das Paróquias para a diocese. Celebração na Catedral Nossa Senhora de Belém.

 

21 de março de 2022:

Entrega da síntese da diocese de Guarapuava para a CNBB.

 

Até março de 2023:

Reuniões das conferências episcopais internacionais. O Brasil faz parte da Conferência Episcopal Latino-Americana (CELAM). Esta é a fase continental do Sínodo.

 

Março de 2023:

Finalização dos sete documentos finais das assembleias continentais.

 

Outubro de 2023:

XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, em Roma.

Comentários