ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Teve início a Assembleia dos Bispos do Paraná, 100% on-line

A Assembleia geral ordinária dos bispos do Paraná encerra-se hoje (24), às 12h, e a partir das 14h inicia a 41ª Assembleia do Povo de Deus.

24/09/2021

Na tarde dessa quinta-feira, 23 de setembro, os arcebispos e bispos do Paraná iniciaram a sua segunda assembleia anual ordinária, de forma on-line. Essa assembleia reúne todos os arce/bispos do Paraná, o administrador diocesano de Cascavel (PR), Padre Reginei Modolo, o secretário executivo da CNBB Sul 2, Padre Valdecir Badzinski, e o Presidente da Comissão Regional de Presbíteros, Pe. Emerson Lipinski.

Após a abertura da assembleia, com a celebração Liturgia das Horas, o arcebispo de Londrina e Presidente do Regional Sul 2 da CNBB, Dom Geremias Steinmetz, fez a acolhida do novo arcebispo de Cascavel (PR), Dom Adelar Baruffi, nomeado pelo Papa Francisco no dia de ontem, 22 de setembro. Em seguida, alguns bispos também saudaram e acolheram o novo arcebispo. Dom Adelar, por sua vez, agradeceu a acolhida e as felicitações dos bispos e afirmou estar feliz em assumir essa nova missão no Paraná. “Quero estar com vocês para, juntos, trabalharmos e realizarmos a missão a nós confiada”, afirmou Dom Adelar.

Dando início a assembleia, os bispos aprovaram a pauta a ser trabalhada e Dom Geremias fez a leitura da ata das atividades realizadas no Regional desde a última assembleia, ocorrida em março desse ano. Em seguida, os bispos dialogaram sobre a realidade das pastorais, movimentos e organismos presentes no Paraná.

Segundo Dom Geremias, um dos assuntos importantes, sobre o qual os bispos dedicaram um bom tempo, foi a Missão São Paulo VI, que a Igreja do Paraná mantém no país da Guiné-Bissau, África.

Clique aqui e ouça a matéria na íntegra

A Assembleia dos Bispos conclui-se às 12 horas desta sexta-feira. No mesmo dia, às 14 horas, terá início a 41ª Assembleia do Povo de Deus, que será realizada de forma híbrida, ou seja, cada arqui/diocese estará reunida com seus líderes e conectada via plataforma Zoom umas às outras. O tema escolhido pelo episcopado paranaense para essa assembleia é: “Iniciação à Vida Cristã, Amoris Laetitia e Ano de São José” e será assessorado pelo bispo de Rio Grande (RS) e Presidente da Comissão Episcopal Vida e Família da CNBB, Dom Ricardo Hoepers. 

Cada ano, o Regional convoca, além daqueles que participam por direito dessa assembleia (bispos, padres coordenadores diocesanos da Ação Evangelizadora e coordenadores regionais de pastoral, movimentos e organismos), outras lideranças diocesanas, conforme o tema a ser abordado. Neste ano, estão convocados os coordenadores diocesanos da: Pastoral Familiar, do Encontro de Casais com Cristo (ECC), do Movimento Familiar Cristão (MFC), do Lareira, do Movimento do Cursilho de Cristandade, dos Grupos Bíblicos, da Pastoral da Catequese, dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (MESC), da Pastoral da Liturgia, da Pastoral Juvenil, dos Diáconos Permanentes e da Renovação Carismática Católica (RCC). Além desses, cada diocese foi liberada para estender o convite à participação de outras lideranças. 

Pela Diocese de Guarapuava, participarão 26 pessoas.

Jorge Teles com CNBB

Comentários