ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Iniciou o mês vocacional

Todo ano, sempre no mês de agosto, a Igreja Católica celebra no Brasil o mês vocacional.

02/08/2021

A Igreja Católica celebra em agosto o mês vocacional.  Cada domingo a Celebração Litúrgica é dedicada a uma vocação específica, ontem, primeiro domingo, foi comemorada a vocação sacerdotal. O sacerdote age em nome de Cristo e é seu representante dentro de sua comunidade. Ao padre compete ser pastor e pai espiritual para todos sob sua responsabilidade.

Coincidindo com o dia dos pais, no segundo domingo, comemora-se a vocação matrimonial. Já no terceiro domingo comemora-se a vocação à vida consagrada, homens e mulheres que consagraram suas vidas a Deus e ao próximo. 

No quarto domingo, comemoram-se as vocações leigas. Neste dia celebramos todos os leigos que, entre família e afazeres, dedicam-se aos trabalhos pastorais e também missionários. Os leigos atuam como colaboradores dos padres na catequese, na liturgia, nos ministérios de música, nas obras de caridade e nas diversas pastorais existentes.

Nos anos em que o mês de agosto possui cinco domingos, a Igreja celebra neste dia o ministério do Catequista. Os catequistas são, por vocação e missão, os grandes promovedores da fé na comunidade cristã preparando crianças, jovens e adultos não só para os sacramentos, mas também para darem testemunho de Cristo e do Evangelho no mundo.

 

Rezar pelas vocações

Há escassez de vocações para a Igreja, e não é de hoje, como lembra o Bispo da Diocese de Guarapuava, Dom Amilton Manoel da Silva. "Ao longo da história da Igreja nós nunca tivemos vocação sobrando, principalmente sacerdotal. pelo contrário, por isso nós precisamos pedir mesmo".

OUÇA A MATÉRIA

No Regional Sul 2 da CNBB (Paraná) a Ação Evangelizadora "Em cada comunidade uma nova vocação" incentiva a todos rezarem pedindo vocações para a Igreja. "Pedi ao Senhor da Messe que envie operários para a sua Messe".

As vocações para o sacerdócio, a vida consagrada, a família, a missão… todas têm sua origem em Deus, mas também são frutos da comunidade que reza. O Papa Francisco acredita nisso: “Jesus nos disse que o primeiro método para obter vocações é a oração e nem todos são convencidos disso”. O Documento de Aparecida (n. 314) afirma que “as vocações são dom de Deus e, por isso, em cada diocese, não devem faltar orações especiais ao Dono da messe”.

A ação propõe que, possivelmente, todos os encontros da Igreja, todas as reuniões de Pastorais, Movimentos Eclesiais, Organismos e Serviços, grupos de reflexão, assim como todas as celebrações comecem ou terminem com uma dezena do rosário, conscientemente, pelas vocações. Antes da celebração da Palavra ou da Santa Missa, onde for possível, rezem-se as cinco dezenas.

Comentários