ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Olimpíada Rural tem inscrição aberta até 30 de setembro

Atividades serão no formato online. Alunos dos programas JAA e AAJ que quiserem participar da disputa precisam se inscrever por meio de formulário que será enviado pelos instrutores ou pode ser acessado na matéria.

16/07/2021

Os alunos dos programas Aprendizagem de Adolescentes e Jovens (AAJ) e Jovem Agricultor Aprendiz (JAA), do Sistema FAEP/SENAR-PR, já podem fazer a inscrição para participar da Olimpíada Rural 2021. O período para incluir o nome na lista de competidores vai de 12 de julho a 30 de setembro. As inscrições devem ser feitas por um formulário, cujo link será enviado diretamente aos alunos pelos seus respectivos instrutores e que também consta a seguir.

INSCRIÇÕES: aluno do JAA ou AAJ que quiser participar, clique AQUI:

Pelo segundo ano consecutivo, por consequência das dificuldades impostas pela pandemia do novo Coronavírus, as atividades vão ocorrer de forma on-line. Isso inclui as provas da primeira etapa e a segunda fase da disputa, na qual os 75 mais bem colocados fazem um estudo de caso agropecuário abrangendo conteúdos aprendidos no JAA e AAJ. Posteriormente, as equipes gravam um vídeo sobre como foi feito o trabalho.

“Em tempos de pandemia, se tornou ainda mais importante interagirmos por meio das ferramentas disponíveis. Não podemos deixar os percalços impedirem a continuidade do intercâmbio de informações entre as regiões do Estado. O conhecimento precisa seguir seu fluxo para que todos se mantenham no caminho do desenvolvimento”, reflete Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR.

A Olimpíada Rural é promovida todos os anos pelo Sistema FAEP/SENAR-PR para estimular, entre os jovens, o empreendedorismo e a inovação no campo. Além de valorizar o empenho e dedicação dos alunos, a competição visa promover a integração entre participantes dos programas AAJ e JAA de diferentes regiões, além de proporcionar maior contato dos jovens com ferramentas tecnológicas.

Regiane Hornung, técnica do Sistema FAEP/SENAR-PR e responsável pelos programas JAA e AAJ, avalia que a modalidade à distância tem proporcionado bons resultados à Olimpíada. “Temos uma equipe exclusiva dedicada a responder às dúvidas dos participantes e acompanhar as etapas. Foi uma adaptação que toda a equipe assimilou e, assim, tem sido possível dar continuidade ao trabalho”, aponta.

COMO FUNCIONA

A Olimpíada Rural envolve uma competição entre os alunos do AAJ e JAA, em que se aplicam os conhecimentos que aprenderam durante o ano, além de serem avaliados por questões mais subjetivas, como trabalho em equipe, capacidade de relacionamento, liderança, entre outros aspectos. O objetivo é preparar esses jovens para o mercado de trabalho e colaborar para a formação de cidadãos conscientes.

Em 2021, no ato da inscrição, o candidato precisa gravar um vídeo, de até dois minutos, com uma apresentação do porquê ele/ela deve participar da segunda fase da Olimpíada. Depois, os participantes poderão fazer as provas de português, matemática e contexto rural, que serão aplicadas entre 1º e 15 de outubro.

Os 75 mais bem colocados nessa prova vão à segunda fase, cujo resultado será divulgado no fim de outubro. Os 75 finalistas serão divididos em 15 equipes de cinco membros cada uma. As divisões terão grupos criados no WhatsApp e um tutor para passar as atividades que os participantes precisam cumprir. Basicamente será um estudo de caso envolvendo uma propriedade rural. Cada grupo precisa gravar um vídeo explicando como foi desenvolvido o trabalho. A banca de avaliação dos trabalhos, formadas por técnicos do Sistema FAEP/SENAR-PR, vai ocorrer em novembro e o resultado divulgado na sequência.

Comunicação FAEP

 

Comentários