ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

DÍZIMO: Experiência de fé que transforma o espírito

Para a Igreja no Brasil, julho é o mês dedicado ao Dízimo. Nas quarenta e sete paróquias da diocese de Guarapuava, gradativamente, esta experiência se multiplica.

15/07/2021

Desde a concepção, todos nós somos pautados por experiências. Na vida, vivenciamos, todos os dias, os mais diferentes aprendizados e experimentamos as mais variadas sensações no decorrer de nossa estada no mundo terreno. Depois desta passagem, também acreditamos e buscamos a experiência de uma vida eterna, ao lado de Deus, em um plano maior, em uma esfera que nos faz perceber a grandeza e a importância de nossos feitos.

Como Igreja viva, somos chamados a ser a grande experiência espiritual e humana e, para tanto, diversas ações nos chamam ao trabalho constante de busca pela harmonia e santidade.

DÍZIMO E FÉ

Muito mais que uma fonte de arrecadação de dinheiro para a sustentação das comunidades e suas obras, o Dízimo na Igreja representa a verdadeira experiência da partilha, da doação espiritual. Através da experiência do Dízimo, há um verdadeiro envolvimento de todos e uma troca de afeto que resulta em compreensão e em obras.

Os coordenadores da Pastoral do Dízimo na diocese de Guarapuava, o casal Suzete Terezinha Orzechowski e Renato Ribinski, promoveram diversos encontros virtuais no primeiro semestre deste ano, com o intuito de esclarecer aos coordenadores das outras comunidades sobre a importância de se contribuir com o Dízimo para a manutenção da Igreja. “A Pastoral do Dízimo tem como função principal, acolher o dizimista, acompanhar a todos em esclarecimentos importantes e necessários, mas principalmente evangelizar. E, sempre em missão dentro de uma pastoral de conjunto, animar a todos com a boa nova do evangelho que nos mobiliza como batizados a sentir-se membro do corpo de Cristo”, pontua Suzete.

Além dos encontros virtuais, o casal visitou algumas comunidades da diocese, com o intuito de observar as ações de cada local. A partir de então, conforme destaca Renato, novas ações que contemple os paroquianos serão elaboradas. “Neste mês de julho, fizemos uma grande missão entre as Pastorais do Dízimo de nossas comunidades. É bem provável que você tenha observado algumas ações diferenciadas na sua paróquia, na sua comunidade. Temos a convicção de que o Dízimo é um meio de partilha para a manutenção da evangelização”, observa o coordenador.

DOCUMENTO 106

De 14 a 16 de junho de 2016, o Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) aprovou o Documento 106, que versa sobre “O Dízimo na Comunidade de Fé: orientações e propostas”.

Este material reforça o Documento 100 da mesma entidade “Comunidade de comunidades – uma nova paróquia”, que foi elaborado a partir da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, do Papa Francisco, que fazia o seguinte apelo: “Espero que todas as comunidades se esforcem por atuar os meios necessários para avançar no caminho de uma conversão pastoral e missionária, que não pode deixar as coisas como estão. Neste momento, não nos serve uma ‘simples administração’. Continuamo-nos em ‘estado permanente de missão’, em todas as regiões da terra”.

DÍZIMO NA DIOCESE DE GUARAPUAVA

A diocese de Guarapuava trabalha com três frentes: Missão, Círculos Bíblicos e Dízimo. Os três setores são responsáveis por manter a Igreja unida e compreender as diferentes realidades inseridas que existem em sua área de abrangência.

DIMENSÕES

No Brasil, o Dízimo é empregado em quatro dimensões:

Religiosa, Eclesial, Missionária e Caritativa.

Comentários