ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Agosto é o mês dedicando às vocações no Brasil

Com o tema: “Cristo nos salva e nos envia”, este ano, o Mês Vocacional pretende irradiar o compromisso e o zelo da Igreja por todas as vocações.

14/07/2021

Assumido em âmbito nacional, em 1981, por dioceses e Regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o mês vocacional, celebrado em agosto, tem o intuito de ser um tempo especial de reflexão e oração pelas vocações e ministérios.

Este ano, a equipe organizadora do Mês Vocacional leva em consideração a sensibilidade à escuta ao chamado vocacional e traz como tema: “Cristo nos salva e nos envia”.

Em fevereiro deste ano, a Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, apresentou o cartaz do Mês Vocacional de 2021. O tema vem da Exortação Apostólica Pós-Sinodal, Christus Vivit, dentro do projeto do Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional do Brasil (ChV 118-123). O lema é “Quem escuta a minha palavra possui a vida eterna” (cf. Jo 5,24).

O CARTAZ

A ilustração, feita pelo padre Reinaldo de Sousa Leitão, busca em traços gráficos, dar visibilidade à necessidade da escuta e do discernimento, para continuar reafirmando e testemunhando a fé por meio de ações vocacionais que possibilitem o florescimento de todas as vocações; e para a construção de uma cultura vocacional que anime e cultive a semente do chamado, em todos os estágios da vida.

VOCAÇÃO

Na Exortação Apostólica Pós-Sinodal Christus Vivit, o Papa Francisco destaca três verdades que, segundo ele, são as coisas mais importantes a serem anunciadas; “aquilo que nunca se deveria calar e que todos precisamos sempre escutar”.

Se em 2020 a animação vocacional do Brasil se deteve na primeira verdade de aprofundamento do Mês Vocacional, com o tema: “Amados e chamados por Deus”, e o lema: “És precioso a meus olhos… eu te amo” (Is 43,4), neste ano de 2021 será aprofundada a segunda verdade. Por isso, o tema: “Cristo nos salva e nos envia”, e o lema: “Quem escuta a minha palavra possui a vida eterna” (cf. Jo 5,24).

A terceira verdade, que dá o nome à Exortação Apostólica Christus Vivit (Cristo vive), será aprofundada em 2022, já no clima do Ano Vocacional, marcado para 2023.

HORA VOCACIONAL

O subsídio que animará o Mês Vocacional de 2021, foi construído a várias mãos, envolvendo os organismos que compõem a Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, bem como outras Comissões da entidade.  Oferecendo uma riqueza de celebrações, o subsídio leva o nome de “Hora Vocacional”, ou seja, momento orante de escuta da Palavra de Deus, leitura, meditação e contemplação rumo à práxis vocacional.

São seis roteiros de Leituras Orantes e cinco Rodas de Conversa, com temas relacionados às vocações específicas – cristãos leigos e leigas, família, catequistas, missão, vida consagrada, ministério ordenado, animação vocacional da juventude. Além disso, o subsídio oferece uma proposta de Terço Vocacional e uma Vigília Vocacional. No fim, uma reflexão a partir da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações de 2021, cujo tema foi “São José: o sonho da vocação”.

Segundo Dom João Francisco Salm, presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, tal mensagem pode ser complemento para qualquer das propostas de celebração, nas três palavras-chaves vocacionais ali meditadas pelo Pontífice. “O chamado de Deus realiza nossos maiores sonhos; nossa resposta se concretiza no serviço e na missão; essa vocação – chamado e resposta – vai amadurecendo através da fidelidade cotidiana”, pontuou.

“O (subsídio) Hora Vocacional é para ser utilizado durante o ano todo. A proposta é produzir a cada novo ano um novo subsídio vocacional, a partir do tema central. Que possamos continuar o mandamento de Jesus, quando se dirigiu aos seus mais próximos e disse: “Rogai, pois, ao Senhor da messe para que envie trabalhadores à sua messe” (Mt 9,38, Lc 10,2)”, explicou Dom Salm.

COMO ADQUIRIR?

O Hora Vocacional está à venda no site da Editora da CNBB, a Edições CNBB, em versão digital e impressa.

Com informações e foto da CNBB

Comentários