ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Secretários executivos dos 19 Regionais da CNBB se reúnem, virtualmente, para encontro anual

A reunião tem como finalidade, conhecer a realidade local de cada Regional e partilhar experiências. Os trabalhos serão coordenados pelo subsecretário-adjunto de pastoral da CNBB, Padre Marcus Barbosa Guimarães.

12/07/2021

Os secretários executivos dos 19 Regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se reunirão na próxima quarta-feira, 14 de julho, para o encontro anual. Pelo segundo ano consecutivo, o evento será de forma virtual, por causa da pandemia de COVID-19.

A reunião tem como finalidade, conhecer a realidade local de cada Regional e partilhar experiências. Fazem parte da pauta, o Sínodo dos Bispos 2023; a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD); assuntos de gestão; economia de Francisco e Clara; partilha dos Regionais e calendário 2022. Os trabalhos serão coordenados pelo subsecretário-adjunto de pastoral da CNBB, Padre Marcus Barbosa Guimarães.

De acordo com o padre Marcus, apesar do encontro ser novamente virtual, terá o mesmo brilho da alegria que brota do serviço fraterno e generoso à vida missionária da Igreja no Brasil.

“O encontro com secretários executivos dos Regionais é previsto para acontecer todo ano durante uma semana. Mas já há dois anos, reduzimos o encontro para apenas um dia e na modalidade remota por motivo da pandemia. Os secretários e secretárias Regionais são, de fato, grandes articuladores para que a missão da CNBB se concretize nas nossas dioceses e Regionais”, destaca o subsecretário adjunto de pastoral da CNBB.

Essa será a primeira reunião com o recém-criado Regional Leste 3 da CNBB, composto pela arquidiocese de Vitória e as dioceses de Cachoeiro do Itapemirim, Colatina e São Mateus. A proposta para criação do Regional Leste 3 teve início em 2019, aprovada pelo Conselho Permanente da CNBB em 2020 e ratificada durante a 58ª Assembleia Geral da CNBB, em abril deste ano.

O Encontro vai reunir os secretários dos Regionais da CNBB:

Norte 1 (Norte do Amazonas e Roraima);

Norte 2 (Amapá e Pará);

Norte 3 (Tocantins);

Nordeste 1 (Ceará);

Nordeste 2 (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte);

Nordeste 3 (Bahia e Sergipe);

Nordeste 4 (Piauí);

Nordeste 5 (Maranhão);

Leste 1 (Rio de Janeiro);

Leste 2 (Minas Gerais); Leste 3 (Espirito Santo);

Sul 1 (São Paulo);

Sul 2 (Paraná);

Sul 3 (Rio Grande do Sul);

Sul 4 (Santa Catarina);

Centro Oeste (Distrito Federal, Goiás);

Oeste 1 (Mato Grosso do Sul);

Oeste 2 (Mato Grosso);

Noroeste (Acre, sul do Amazonas e Rondônia).

CNBB

Comentários