ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

SEGURANÇA: Botão do Pânico já está disponível em todo o Paraná

O dispositivo digital está disponível através do App 190, da Polícia Militar, para mulheres que possuem medida protetiva de urgência e que recebem autorização do judiciário para o uso.

09/07/2021

Foi concluído nesta semana o processo de expansão do dispositivo de segurança Botão do Pânico Paranaense e, a partir de agora, o mecanismo de defesa de mulheres está disponível para todo o Estado através das 161 Comarcas do Judiciário. A Lei Estadual que implantou o botão no Paraná é de autoria da deputada estadual e procuradora da mulher da Assembleia Legislativa do Estado, Cristina Silvestri (Cidadania).

O dispositivo digital está disponível através do App 190, da Polícia Militar, para mulheres que possuem medida protetiva de urgência e que recebem autorização do judiciário para o uso. Nestes casos, o dispositivo permanece vigente durante o período determinado pelo judiciário.

Números do TJ-PR mostram que, em todo o Estado, são quase 30 mil mulheres com medidas protetivas de urgência aplicadas pela Justiça, que poderão ser beneficiadas pelo projeto.

Segundo o Tribunal, vítimas que podem utilizar o botão poderão acionar o dispositivo mesmo que estejam em uma cidade diferente da que residem – desde que seja no Paraná. Caso a mulher esteja em outro Estado e acione o Botão do Pânico Paranaense pelo App 190, não será possível a Polícia Militar do Paraná enviar uma viatura para atendimento, porém, buscará meios junto aos órgãos de Segurança do Estado onde foi aberta a ocorrência.

Em reunião com a Polícia Militar esta semana, a Cristina Silvestri, apresentou sugestões de melhorias ao botão digital, como a acessibilidade para mulheres com deficiência visual.

CBN Curitiba

Foto: divulgação/AEN

Comentários