ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

IGREJA: XIII Encontro de Diálogo Bispos e Empresários será realizado em setembro

O encontro é uma parceria entre o Setor Cultura da CNBB e a ADCE Uniapac Brasil, conforme estabelecido no 22º Plano Pastoral do Secretariado Geral 2016 – 2019.

08/07/2021

A Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio do Setor de Cultura e a Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE UNIAPAC Brasil) – organismo vinculado à comissão, realizam no dia 11 de setembro, virtualmente, o XIII Encontro de Diálogo Bispos e Empresários, que terá como tema: “Por que precisamos da Economia de Francisco?”.

“O tema escolhido é uma resposta ao chamado do Papa, diante da necessidade de um sistema mais justo, digno e humano; onde os empresários têm papel fundamental”, destaca o diretor executivo Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas, Lúcio Flávio Machado.

De acordo com Lúcio Flávio, esse chamado está descrito nas Encíclicas do Papa Fratelli Tutti, Laudato Si e Evangelii Gaudium: “a atividade dos empresários é uma nobre vocação orientada para produzir riqueza e melhorar o mundo para todos”. Segundo ele, o chamado se complementa na publicação do livro “A Vocação do Líder Empresarial”, do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral.

“A vocação do empresário é um chamamento humano e cristão genuíno. O Papa Francisco refere-se a ela como uma ‘nobre tarefa’, desde que se deixe interpelar por um sentido mais amplo da vida; isso permite-lhe servir verdadeiramente o bem comum com esforço por multiplicar e tornar os bens desse mundo mais acessível a todos. A importância da vocação do empresário na vida da igreja e na economia mundial dificilmente pode ser sobrestimada”, destaca um trecho do livro A Vocação do Líder Empresarial, número 6.

O Encontro deste ano vai celebrar os 60 anos da ADCE UNIAPAC Brasil e dos 90 da fundação da UNIAPAC Internacional. O XII Encontro de Diálogo Bispos e Empresários ocorreu em Guarulhos (SP), nos dias 24 e 25 de agosto de 2018 e teve como tema: “Igreja em saída – a vocação e o papel do líder empresarial:  Perspectivas à Luz do Ano Nacional do Laicato”. O encontro é uma parceria entre o Setor Cultura da CNBB e a ADCE Uniapac Brasil, conforme estabelecido no 22º Plano Pastoral do Secretariado Geral 2016 – 2019.

De acordo com o diretor executivo da ADCE UNIAPAC Brasil, o avanço mais significativo desde o último encontro é “o apoio e suporte da Igreja, para que a ADCE possa realizar seu papel e função fundamental, que é a formação do empresário e dirigente de empresa nos conceitos do Pensamento Social Cristão. Além da continuidade do Programa Empresa com Valores, que foi lançado em 2013, a partir de uma solicitação da CNBB para que se criasse um projeto que apoiasse e formasse o meio de negócio e de trabalho nos fundamentos da Doutrina Social é o pilar mais sólido da relação estabelecida entre a ADCE e a CNBB”, disse.

HISTÓRIA

No ano de 1931, um grupo de empresários europeus respondeu ao chamado do Vaticano, durante o lançamento da Encíclica Quadragésimo Anno. O Papa Pio XI tocou o coração de cristãos empreendedores europeus para pôr em prática os ensinamentos sociais descritos por Leão XIII, desde a Rerum Novarum.

Nascia assim a UNIAPAC Internacional, com o objetivo de buscar o equilíbrio das relações entre capital e trabalho, frente aos desafios de um mundo em conflito econômico e social crescente.

Em 1961, o movimento, que havia se espalhado pelo mundo, chegou ao Brasil, por iniciativa de empresários paulistas, que fundaram a Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa de São Paulo – ADCE SP, equivalente a UNIAPAC Internacional.

Descrito em literatura acadêmica e consagrado em práticas empresariais sociais diversas, a ADCE UNIAPAC Brasil sempre buscou mobilizar os dirigentes para que, à luz do pensamento social cristão, promovam a transformação da empresa e do meio empresarial, para que tenham foco na dignidade humana, contribuindo para o surgimento de uma sociedade, mais justa, solidária e fraterna.

Ao longo dessas seis décadas, de maneira continua, a ADCE UNIAPAC Brasil se aproximou das lideranças da Igreja, buscando fortalecer seus propósitos, em alinhamento com as propostas iniciais do Papa Pio XI. Um marco desta caminhada surgiu em 1996, com a realização do primeiro evento “Encontro de Diálogo Bispos e Empresários”.

Nos últimos 25 anos, o encontro, bienal, foi realizado por 12 oportunidades com experiências frutíferas de diálogo, aprendizado e crescimento. Um dos pilares do Encontro foi a criação em 2012 do programa “Empresa com Valores”. Um projeto construído a quatro mãos, para levar mais concreta e rapidamente o ensinamento social cristão para o ambiente de trabalho e negócios em todo o País.

ECONOMIA DE FRANCISCO

Convocado pelo Pontífice em maio de 2019, a Economia de Francisco é um encontro mundial, em referência ao Pobrezinho de Assis que, no Séc. XIII, deixou a fortuna para abraçar a igualdade e a natureza.

Na carta-convite dirigida a jovens economistas, empreendedores e empresários do mundo inteiro, divulgada em 11 de maio de 2019, o Papa Francisco explica que Assis é o lugar apropriado para inspirar uma nova economia, pois foi ali que Francisco se espojou de todo mundanismo para escolher Deus como bússola da sua vida, tornando-se pobre com os pobres e irmão de todos. Sua decisão de abraçar a pobreza também deu origem a uma visão econômica que permanece atual.

Ainda no documento, o Papa propôs aos jovens empreendedores, economistas, para fazer um pacto, no espírito de São Francisco, a fim de que a economia de hoje e de amanhã seja mais justa, fraterna, sustentável e com um novo protagonismo de quem hoje é excluído.

Neste pacto, a construção de novos caminhos buscando a solução dos problemas estruturais da economia mundial. Para isso, é preciso questionar as “leis” econômicas que produzem desigualdade e exclusão, compreender que elas são fruto de decisões políticas e que, portanto, podem ser questionadas e transformadas.

Trata-se de construir uma nova economia à medida do homem e para o homem. Em síntese, o objetivo do Santo Padre é que tenhamos no mundo uma economia socialmente justa, economicamente viável, ambientalmente sustentável e eticamente responsável.

CNBB

 

Comentários