ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Silvonei José, da Rádio Vaticano, dá aulão de italiano para estudantes da rede estadual

O guarapuavano trouxe um pouco da história e curiosidades da cidade-estado, sede da Igreja Católica Romana.

06/07/2021

Clique AQUI para ouvir

Estudantes de italiano do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (Celem) da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) tiveram uma aula diretamente da Itália. O aulão por Meet teve como professor Silvonei José Protz, diretor do serviço em português da Rádio Vaticano, a emissora do Papa.

A superaula foi organizada pelo Núcleo Regional de Educação (NRE) de Guarapuava, mas disponibilizada para os demais estudantes de língua italiana do Estado. “Fazemos um aulão por semestre com pessoas nativas dos idiomas ou fluentes nela, sempre buscando que o convidado propicie uma imersão cultural, com aspectos do país, da cidade onde vive, fugindo um pouco do roteiro habitual das aulas”, explicou a técnica pedagógica do Celem no NRE, Rosângela Ester Marques Ilivinski.

Natural de Guarapuava, Silvonei trouxe um pouco da história e curiosidades da cidade-estado, sede da Igreja Católica Romana. Radicado há mais de 30 anos em Roma, Silvonei traduz e faz a locução das mensagens do Papa. Dirige uma equipe de jornalistas que produz programas em Língua Portuguesa usados por 400 emissoras brasileiras e que chegam a outros oito países, entre eles Angola e Moçambique.

“É muito estranho falar com pessoas da minha cidade em uma língua que não a nossa”, disse Protz com bom humor, em italiano, no começo do encontro que ocorreu na sexta-feira (02).

Questionado por uma aluna sobre a comunicação interna no Vaticano, ele disse que as pessoas falam em italiano, língua oficial do território, junto com o latim. “É uma pequena Torre de Babel, com mais de 60 nacionalidades, uma riqueza sem tamanho poder conviver diariamente com pessoas de todos os cantos do planeta”, disse o jornalista e também professor universitário, egresso do Colégio Estadual Antonio Tupy Pinheiro, de Guarapuava.

“Nos aulões nossos alunos têm a possibilidade de testar a capacidade auditiva e produção oral, pois eles podem fazer perguntas, interagir com o convidado. Isso motiva muito os alunos e ainda desperta o interesse de quem fica sabendo e ainda não faz parte do Celem”, disse Rosângela.

Ao passar por momentos históricos da Igreja e do próprio Vaticano – oficialmente uma cidade-estado desde 1929 a partir do Tratado de Latrão – Protz relatou algumas curiosidades. Uma delas foi sobre o que por aqui conhecemos como "rua de paralelepípedo”. Por lá, esse tipo de pavimento de ruas e calçadas, típico do centro histórico de Roma, é o Sampietrini, chamado assim porque os primeiros foram colocados na Praça de São Pedro. Essa pavimentação com blocos de pedra foi difundida para vários locais, como podemos ver na própria capital paranaense, que até hoje preserva várias dessas ruas.

“Roma é um museu a céu aberto, cada canto tem uma história milenar”, resumiu Protz, lembrando que a cidade-estado do Vaticano em si é Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.

Silvonei José iniciou sua carreira na Rádio Cultura de Guarapuava.

 

Com informações da AEN

Comentários