ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Assembleias diocesana do clero de Guarapuava reúne dezenas de padres

O encontro foi na catedral Nossa Senhora de Belém e trouxe como tema, a “Pastoral da Diocese com o Plano Emergencial”. Na ocasião, os sacerdotes trataram de diversos assuntos e elegeram o novo Conselho Presbiteral.

02/07/2021

Clique AQUI para ouvir:

O primeiro dia do mês de julho foi de muitas expectativas, mudanças e compromisso na diocese de Guarapuava. Abrindo o segundo semestre de 2021, foi realizada, na catedral Nossa Senhora de Belém, das 8h às 17h, a Assembleia Diocesana de Pastoral.

Dom Amilton Manoel da Silva, bispo diocesano, juntamente com a maioria dos padres que trabalham nas quarenta e sete paróquias da diocese, além de comunidades e instituições da Igreja, se fizeram presentes.

Além da Assembleia, os representantes do clero participaram de uma missa presidida por Dom Amilton e renovaram as promessas sacerdotais. Na mesma celebração, foi dada a bênção dos santos óleos.

Em anos anteriores, tanto a renovação das promessas do clero quanto a bênção dos santos óleos, eram realizadas na Quinta-Feira Santa, mas desta vez, os trabalhos precisaram ser adiados por causa da pandemia de Coronavírus. “Missa crismal na diocese de Guarapuava. Renovação das promessas sacerdotais. Gratidão. Tem sido uma bonita caminhada prestes a completar um ano. Estamos juntos”, disse Dom Amilton.

Ao longo do dia, o grupo discutiu sobre diversos assuntos pastorais, com foco no cenário pós-pandemia. No fim da tarde, houve a eleição do novo Conselho Presbiteral. “O novo Conselho, o Conselho de presbíteros, eleito por vocês, ministros ordenados, garante assim, a nossa unidade, a unidade na diocese de Guarapuava em um processo de sinodalidade”, pontuou o bispo.

O Conselho Presbiteral é formando por treze pessoas. Algumas funções são bem específicas, como é o caso do vigário-geral, do ecônomo e do coordenador da Ação Evangelizadora. No entanto, conforme destaca Dom Amilton, todos os eleitos são necessários para que a Igreja prossiga em sua unidade, sempre pronta a servir. “Encerramos este dia de graça com a graça da renovação das nossas promessas sacerdotais, bem como a bênção e consagração dos santos óleos”, sublinhou Dom Amilton.  

Confira abaixo a lista dos eleitos e suas respectivas funções:

Padre Carlos Oliveira Egler — vigário-geral;

Padre Itamar Abreu Turco — ecônomo;

Padre Gilson José Dembinski — coordenador da Ação Evangelizadora;

Padre Jean Patrik Soares — decano do decanato centro;

Padre Edinaldo Mendes Tonete — decano do decanato Laranjeiras;

Padre Paulo Fernando Francini — decano do decanato Pinhão;

Padre Érico Gabriel Gurkowski — decano do decanato Pitanga;

Frei Eduardo Gomes Césare — decano representante dos religiosos;

Padre Acácio Evêncio de Oliveira — decano convidado;

Padre Claudemir da Silveira Didek — decano convidado;

Padre José Alir Moreira — decano do Seminário Maior Nossa Senhora de Belém;

Padre Marinaldo Cheliga — decano chanceler;

Padre André Santos Lima — decano coordenador da Pastoral Presbiteral.

Dos treze nomeados, sete serão escolhidos posteriormente pelo bispo para a função de representante do colégio dos consultores.

O mandato tem duração de três anos, mas pode haver mudanças no decorrer do período. conforme previsto no Código de Direito Canônico.

Anexo [download]

Galeria de Fotos

Comentários