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PARANÁ: Estado cancela avaliação de estudantes por problemas técnicos

A Pasta alega ainda, que a avaliação diagnóstica de ontem, 9 de junho, não gerou qualquer custo financeiro extra ao Governo do Estado, como está na edição 10.926 do Diário Oficial do dia 5 de maio de 2021 e na nota do CAEd.

10/06/2021

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná (Seed-PR) informou hoje que optou por cancelar a Atividade Diagnóstica Paraná que seria realizada ontem, quarta-feira, 9 de junho. O motivo foi o fato de o CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora), responsável pela aplicação do teste, não ter garantido que o seu sistema on-line não falhasse novamente.

Segundo a secretaria, o próprio CAEd informou que, devido aos muitos acessos simultâneos à plataforma, o sistema desenvolvido, implementado e aplicado por eles ficou sobrecarregado.

A Pasta alega ainda, que a avaliação diagnóstica de ontem, não gerou qualquer custo financeiro extra ao Governo do Estado, como está na edição 10.926 do Diário Oficial do dia 5 de maio de 2021 e na nota do CAEd (leia nota aqui).

O contrato existente com o CAEd tem vigência até setembro deste ano e teve início em 2019 para as aplicações das Provas Paraná e Paraná Mais, que são impressas. Como não houve aulas presenciais há mais de um ano, só em 2019 as avaliações foram realizadas e apenas R$ 5,1 milhões foram pagos dos R$ 13,4 milhões previstos para teto do contrato, que prevê ainda que o CAEd é responsável pela elaboração, impressão, correção e resultados dos testes, diz o governo. Cerca de 950 mil estudantes participam das avaliações.

Outro fato a ser esclarecido é que os gabaritos que circularam como se fossem da Atividade Diagnóstica Paraná eram falsos, fake news. O teste é randômico e as questões são alternadas em todas as provas; bem como a atividade impressa é diferente da atividade on-line.

A Seed-PR reforça a importância das avaliações que, como o próprio nome diz, são diagnósticas. Elas servem para os educadores entenderem como está o ensino-aprendizado dos estudantes paranaenses e diagnosticarem para que sejam aplicados o melhor material e conteúdo nos próximos meses. A atividade não vale nota.

Com assessoria da SEED

Foto: SEED

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