ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Conheça os principais hits do Tremendão, que faz 80 anos

Cantor comemora seu aniversário neste sábado, dia 05 de Junho

04/06/2021

No último dia 19 de abril, o Rei Roberto Carlos completou 80 anos. Agora, chegou a vez de seu amigo e parceiro mais frequente, Erasmo Carlos, alcançá-lo na idade. Neste sábado, dia 5, o Tremendão celebra 80 anos de vida — e pouco mais de 62 anos de carreira. Como costuma fazer sempre que importantes nomes da música celebram datas importantes, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) realizou um levantamento em seu banco de dados, sobre a obra de Erasmo Carlos — e, claro, a parceria dele com o Rei é um dos destaques.

Das 20 músicas de autoria de Erasmo Carlos mais tocadas nos últimos cinco anos no Brasil, 19 foram feitas em parceria com Roberto Carlos. Na liderança está “É Preciso Saber Viver” (lançada em 1968, auge da Jovem Guarda), seguida por “Eu Te Amo, Te Amo, Te Amo” (lançada no mesmo ano) e “Caminhoneiro” (1984), que completam o top 3.  A exceção no ranking é “O Calhambeque”, versão dele para faixa original de Dee Johnny e Gwen C Loudermilkd, que aparece na posição de número 19.

Apontado como um dos ícones do rock brasileiro — além, claro, de estar atrelado à chamada música romântica –, Erasmo tem 682 canções e 643 gravações cadastradas no Ecad. Na lista das suas músicas mais gravadas por outros intérpretes, “Emoções” ficou em primeiro lugar, com “Jesus Cristo” em segundo e “Detalhes” em terceiro. Todas também feitas em parceria com o Rei.

Nos últimos cinco anos, mais de 80% dos rendimentos em direitos autorais de Erasmo Carlos pela execução pública de suas músicas foram provenientes de shows, rádios e TVs. Erasmo Carlos é filiado à União Brasileira de Compositores (UBC), uma das sete associações de música que administram o Ecad. O diretor executivo da associação, Marcelo Castello Branco, comentou sobre os 80 anos do artista. “O ‘Gigante Gentil’ é um dos artistas mais adorados da MPB. Construiu uma carreira ímpar, generosa e transcendente”, disse Castello Branco, cujo associação homenageou o cantor/compositor em 2018, em evento que reuniu artistas, autores e profissionais da indústria, quando lhe foi entregue o “Prêmio UBC de Artista do Ano”, pelo conjunto da obra.

Músicas de Erasmo Carlos mais tocadas nos últimos cinco anos nos principais segmentos de execução pública (Rádio, Sonorização Ambiental, Casas de Festa e Diversão, Carnaval, Festa Junina, Show e Música ao Vivo):

 

Posição      Música

1 - É preciso saber viver

2 - Eu te amo te amo te amo

3 - Caminhoneiro

4 - Detalhes

5 - Gatinha manhosa

6 - Além do horizonte

7 - Nossa Senhora

8 - Jesus Cristo

9 - Se você pensa

10 - Sentado à beira do caminho

11 - Olha

12 - As curvas da estrada de santos

13 - Emoções

14 - E proibido fumar

15 - Quero que va tudo pro inferno

16 - Debaixo dos caracóis dos seus cabelos

17 - A volta

18 - Mesmo que seja eu

19 - O calhambeque

20 - Mulher de 40

 

fonte portalsucesso

 

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar