ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

ESPIGÃO ALTO DO IGUAÇU: Padre Wieslau Morawski celebra 60 anos de vida sacerdotal

Para o jubileu de diamante do padre polonês que adotou o Brasil como sua Pátria, a comunidade preparou uma grande homenagem. Na ocasião, o município de Espigão Alto do Iguaçu comemorou 25 anos de emancipação política.

12/04/2021

No último dia 11 de abril, a paróquia Nossa Senhora da Luz, em Espigão Alto do Iguaçu, celebrou o jubileu de diamante pelos 60 anos de ordenação sacerdotal do padre Wieslau Morawski.

A missa em ação de graças foi presidida pelo bispo da diocese de Guarapuava, Dom Amilton Manoel da Silva, às 9h da manhã.

Por causa da pandemia de Coronavírus, o público na matriz foi restrito, mas muitos paroquianos acompanharam a celebração pelas redes sociais.

Para Dom Amilton, celebrar os 60 anos de vida sacerdotal de padre Wieslau foi uma verdadeira bênção, um presente para toda a diocese. “Padre Wieslau, com grande ardor missionário, veio da Polônia para o Brasil, há 48 anos. Escolheu a diocese de Guarapuava para exercer o seu ministério; há 42 anos ele se integrou ao nosso clero. Homem de profunda fé, espiritualidade, amor a Jesus Cristo, à Igreja e ao povo, foi um empreendedor incansável, deixando marcas indeléveis nas paróquias onde atuou como pároco ou vigário paroquial. Colaborou também na formação dos seminaristas da diocese. As muitas homenagens, no fim da Missa, confirmaram a grande estima do povo para com ele; e me confidenciou: ‘Tudo o que realizei foi com amor, para a glória de Deus, a conversão dos pecadores e pelas vocações’. Padre Wieslau, louvamos a Deus pela sua vida e ministério entre nós. Gratidão pelo seu sim a Deus e pelo belo testemunho vocacional/missionário. Deus o abençoe!”, destacou Dom Amilton.

EMANCIPAÇÃO

Na ocasião, o município festejou os 25 anos de emancipação política. O prefeito Agenor Bertoncelo e o vice-prefeito José Nilson Zgoda, participaram da celebração que contou ainda, com a presença do pároco local, padre Marek Figurski, além de outros sacerdotes da diocese que ajudaram na missa de ação de graças.

SOBRE O HOMENAGEADO

Aos 80 anos de idade, padre Wieslau apresenta alguns problemas de saúde. No entanto, ele sempre participa das celebração e auxilia o pároco em diversas atividades, como no atendimento às confissões, aconselhamento espiritual ou em orientações dos paroquianos.

Nascido em 1937, na Polônia, em 1961 foi ordenado padre.

Permaneceu em seu País de origem por 12 anos, trabalhando junto às diversas comunidades. Após um convite do primeiro bispo da diocese de Guarapuava, Dom Frederico Helmel, veio para o Brasil com outros sete padres poloneses, somando esforços para dar conta dos trabalhos na nova diocese.

O sacerdote nunca mais deixou o Brasil, adotando o País como sua nova Pátria.

No ano de 2020, mesmo em meio à pandemia, ao lado do pároco local, padre Wieslau rezou mais de 600 missas na matriz e nas capelas de Espigão Alto do Iguaçu.

“Estamos vivendo um novo tempo, o tempo em que o Senhor faz a revista no seu exército, visto que a batalha está renhida e os nossos soldados devem estar sempre prontos para a guerra”, falou o sacerdote em uma de suas homilias.

Com informações do jornal Expoente do Iguaçu

Comentários