ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Equipe de comunicação da 58ª AG CNBB contará com colaboração de jornalistas de regionais, arquidioceses e pastorais da igreja

A equipe se reuniu, por duas vezes, para detalhar a forma de trabalho e o papel de cada um, uma vez que o evento ocorrerá de forma remota.

12/04/2021

Repetindo uma iniciativa que deu certo em edições anteriores, o serviço de comunicação da 58ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil (AG CNBB) será desenvolvido por uma equipe composta por profissionais da Assessoria de Comunicação da CNBB em colaboração com profissionais e jornalistas que atuam nos regionais da entidade, arquidioceses e pastorais da Igreja no Brasil. A equipe se reuniu, por duas vezes, para detalhar a forma de trabalho e o papel de cada um, uma vez que o evento ocorrerá de forma remota.

Sob a coordenação da assessora de Comunicação da CNBB, Manuela Castro, a equipe será composta pelos jornalistas que integram a Ascom CNBB (Bruno Feittosa, Larissa Carvalho, Luiz Lopes e Willian Bonfim), com a colaboração do assessor de comunicação do Regional Sul 4, Franklin Machado, da assessora de comunicação da arquidiocese de Salvador (BA), Sara Gomes, da coordenadora de comunicação da Pastoral da Criança, Vanuza Wistuba, da assessora de comunicação do Regional Sul 2 da CNBB, Karina de Carvalho, e do jornalista da arquidiocese de São Paulo, padre José Ferreira. O assessor de comunicação do Regional Leste 1, Adielson Agrelos, e o Caio Lima vão contribuir na produção audiovisual do evento.

A assessora de comunicação da CNBB considera uma riqueza poder contar com a colaboração, na cobertura jornalística e informativa da 58ª AG CNBB, com o trabalho de uma equipe de jornalistas que já atuam a serviço da Igreja nos regionais, arquidioceses e pastorais. “A experiência desses profissionais vai enriquecer o trabalho de aproximar a assembleia e os debates que o episcopado brasileiro fará dos católicos e da sociedade brasileira”, disse.

OPORTUNIDADE DE APRENDIZADO

A assessora de comunicação da arquidiocese de Salvador, Sara Gomes, vai integrar a equipe de Comunicação de uma Assembleia Geral da CNBB pela segunda vez. Sua estreia foi durante a 57ª Assembleia Geral, realizada presencialmente, em Aparecida (SP), de 1º a 10 de maio de 2019. A jornalista define a colaboração como uma enorme oportunidade de aprendizado. Ela destaca que a formação da equipe com jornalistas que atuam em arquidioceses, dioceses, regionais e organismos da Igreja em diferentes Estados do Brasil mostra unidade e põe a profissão dos comunicadores a serviço da Igreja. “É, de fato, uma grande missão”, afirma Sara Gomes.

A assessora de comunicação do Regional Sul 2 da CNBB, Karina de Carvalho, já participou da cobertura das assembleias em Aparecida. Pela primeira vez vai integrar a equipe de comunicação de uma assembleia geral dos bispos do Brasil. Segundo ela, colaborar na equipe de comunicação da Assembleia Geral dos Bispos é, ao mesmo tempo, uma honra e uma grande responsabilidade.

“Um serviço que assumo como uma missão, confiada a mim junto a essa equipe, de comunicar as reflexões e os temas debatidos pelo episcopado brasileiro. O desafio será duplo, por ser a primeira vez que integro essa equipe e por ser a primeira vez que a assembleia dos bispos se realiza na modalidade on-line”, disse.

O assessor de comunicação do Regional Sul 4 da CNBB, Franklin Machado, integrará a equipe pela terceira vez. “Sempre encaro o convite com um desafio profissional levando em conta o tamanho do evento e a sua relevância para o âmbito eclesial e social. Ter esse contato direto com as diversas realidades da Igreja no Brasil através do episcopado brasileiro presente e os encaminharmos para a Ação Evangelizadora sempre é enriquecedor. Em 2021, as expectativas são ainda maiores, colocando em evidência as implicações da realização de um encontro dessa magnitude em um formato virtual”, pontuou.

CNBB

Comentários