ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

PARANÁ: Liberada colheita do pinhão no Estado desde 1 de abril

Denúncias sobre irregularidades podem ser feitas pelo telefone (41) 3213-3700, nos escritórios do IAT, no site do instituto e na Polícia Ambiental.

08/04/2021

O Instituto Água e Terra (IAT) liberou a venda e colheita de pinhão, no Paraná, no último dia 1 de abril. Com isso, produtores também estão autorizados a fazer o transporte e armazenamento das sementes.

Anualmente, o governo do Estado controla os períodos de venda do pinhão para proteger a reprodução da araucária, que é um dos símbolos do Paraná e está ameaçada de extinção.

Uma portaria publicada pelo IAT recomenda que os produtores façam a colheita das sementes que caíram das árvores, para assegurar a maturação e evitar acidentes.

De acordo com o instituto, a venda e consumo de pinhão verde está proibida. O consumo do produto sem maturação pode causar problemas de saúde, podendo ter a presença de fungos.

Em caso de irregularidades, produtores podem ser multados em R$ 300 para cada 60 quilos de pinhão.

O engenheiro agrônomo do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), Jairo Macedo, conversou como repórter Tonico de Oliveira da Rádio Cultura e falou que a colheita do pinhão demanda muito cuidado e é preciso atenção e preparo para quem tenta desempenhar tal tarefa. Jairo relembrou que na região de Guarapuava, foram registrados muitos acidentes, inclusive com morte de pessoas que subiram nos pinheiros sem proteção alguma. “Este é um assunto muito sério. Quem é da região sabe ou tem notícias de pessoas que se aventuraram nesta questão da colheita do pinhão e sofreram graves acidentes. Uma queda pode resultar em morte ou em paraplegia. Então, esse é um assunto muito sério”, ressaltou Jairo.

Denúncias sobre irregularidades podem ser feitas pelo telefone (41) 3213-3700, nos escritórios do IAT, no site do instituto e na Polícia Ambiental.

A entrevista completa você ouve clicando no player.

Com informações do G1 e Central Cultura

Foto: Rudimar Narciso Cipriani/Acervo Pessoal

Galeria de Fotos

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar