ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Roberto Carlos é tema de livros previstos para abril

Mês em que artista faz 80 anos

29/03/2021

Em 1966, Roberto Carlos já era o rei da juventude do Brasil. Sentindo que a coroa era cobiçada, pois havia muita competição no reino da Jovem Guarda, o cantor e compositor externou a preocupação no título de uma das músicas do álbum que lançou em 1966.

Composição de autoria somente de Roberto, Querem acabar comigo soou como recado mandado tanto para os cantores rivais que ambicionavam o trono do cantor como para os críticos musicais, já naquela época refratários às conquistas do artista no então recém-criado mercado brasileiro de música pop – postura que se manteria inalterada nas décadas seguintes.

Decorridos 55 anos do lançamento da música no álbum Roberto Carlos (1966), Querem acabar comigo dá nome ao livro que Tito Guedes lançará em abril, mês em que Roberto Carlos – nascido em Cachoeiro de Itapemirim (ES) em 19 de abril de 1941 – completa 80 anos.

Como já explicita o subtítulo Da Jovem Guarda ao trono, a trajetória de Roberto Carlos na visão da crítica musical, o livro Querem acabar comigo analisa a carreira do cantor sob a perspectiva dos jornalistas que discorreram sobre os discos e shows de Roberto Carlos ao longo dos últimos 60 anos.

Produto derivado de tese acadêmica defendida por Tito Guedes em 2019, o livro tem prefácio assinado pelo jornalista Arthur Dapieve e chega ao mercado literário em edição da Máquina de Livros.

Salvo mudança de planos, o livro Querem acabar comigo – Da Jovem Guarda ao trono, a trajetória de Roberto Carlos na visão da crítica musical terá concorrente nas prateleiras físicas e virtuais.

Também por conta dos 80 anos do cantor, a editora Record planeja lançar em abril Roberto Carlos, outra vez, a nova biografia do artista escrita por Paulo Cesar Araújo, autor do fundamental livro Roberto Carlos em detalhes (2006), recolhido do mercado em 2007 após acordo judicial do artista com a editora Planeta.

Já a editora Todavia lançará em 19 de abril, dia do 80º aniversário do cantor, o livro Roberto Carlos – Por isso essa voz tamanha. Trata-se de perfil biográfico do artista, escrito pelo jornalista Jotabê Medeiros, autor de livros sobre Belchior (1946 – 2017) e Raul Seixas (1945 – 1989).

 

Fonte g1

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar