ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Professor Elias Dallabrida morre em Santa Catarina por complicações da COVID-19

Por vários anos ele coordenou a Escola de Formação Fé e Política da diocese de Guarapuava. Professor aposentado da UNICENTRO, ele atualmente morava na cidade de Timbó, SC.

14/03/2021

Morreu ontem, sábado, dia 13 de março, o professor aposentado da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO) Elias Dallabrida, vítima da COVID-19. Atualmente ele morava em Timbó, no Estado de Santa Catarina.

Segundo informações de amigos próximos e colegas de trabalho de Elias, assim que teve os primeiros sintomas de Coronavírus, ele foi levado ao hospital. Passou por tratamentos, mas seu quadro de saúde se agravou e ele foi levado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI), lá permanecendo por cerca de sete dias.

Depois de sofrer duas paradas cardíacas, ele não resistiu e morreu no início da noite de ontem (por volta das 19h), 13 de março.

SOBRE O PROFESSOR

Elias era graduado em História pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1987). Ele também possuía graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Dom Bosco (1983); graduação em Estudos Sociais pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Dom Bosco (1983); Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas em convênio com UNICENTRO (1996); Doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e estágio pós-doutoral em Filosofia na UNAM (Universidad Nacional Autónoma de México), sob a supervisão de Enrique Dussel.

Com experiência na área de Filosofia, História e Teorias Políticas, com ênfase em cidadania, com atuação principalmente nos temas de Direitos Humanos, filosofias e teorias da história, política da libertação, escola cidadã, exclusão social e cidadania ativa e libertadora, ele foi professor universitário da Unicentro, desde 1988 até sua aposentadoria, em dezembro de 2015.

CONTRIBUIÇÃO PARA A IGREJA

Sempre focado na comunidade e acreditando que pela união e pelo estudo se é possível resolver grandes problemas, Elias Dallabrida foi membro fundador da Esfepol (Escola Diocesana de Fé e Política) em Guarapuava - PR, tendo coordenado o curso de Ciência Política por vários anos. A partir de 2016 atuou voluntariamente, escrevendo reflexões pessoais em formato de fragmentos existenciais e publicando-os, preferencialmente em redes sociais.

Para ficar mais próximo de seus familiares, mudou-se para Santa Catarina, onde prestou assessoria logística-filosófica às lideranças políticas do município de Rio do Cedro.

Em 2018 esteve à disposição nas Escolas de Fé e Política em Guarapuava e Pinhão (PR), proferindo palestras e ministrando cursos sobre Ética e Filosofia Política.

NOTA DE PESAR

Momentos depois da morte do professor Elias, a coordenação da Escola de Fé e Política da diocese de Guarapuava emitiu uma nota de pesar.

No texto, os integrantes do grupo relembram alguns trabalhos do educador e sublinham sua grande contribuição para a comunidade ao longo dos anos.

Leia a nota:

É com profundo pesar que a Escola de Fé e Política de Guarapuava comunica o falecimento de um dos fundadores da ESFEPOL, ainda em 2001, o professor aposentado da UNICENTRO – Guarapuava, Dr. Elias Dallabrida. Vítima de Coronavírus, ele morreu neste sábado, dia 13 de março de 2021, na cidade de Timbó, em Santa Catarina.

Professor Elias Dallabrida, homem convicto da fé cristã, foi voluntário durante muitos anos no Projeto Dom Bosco, na Escola Domingos Sávio na década de 1980 como professor e, aos sábados e domingos, colaborava diretamente com a formação de crianças e jovens no Centro Juvenil Domingos Sávio, onde havia atividades esportivas, artísticas e espirituais. Seu trabalho era sempre no sentido de evitar que crianças, adolescentes e jovens se desviassem do caminho do bem e enfrentassem problemas sérios na vida. Sua atenção principal era para com os mais pobres.  

Foi também um dos professores responsáveis pela criação e instalação do curso de Filosofia na Unicentro, hoje uma das referências no ensino superior brasileiro, tendo atuado como professor universitário desde 1988 até se aposentar em dezembro de 2015.  Nas redes sociais, ficou evidente o sentimento de consternação da comunidade acadêmica e membros das pastorais organizadas, reconhecendo que o professor Elias Dallabrida amava como nunca a função de docente. Desta forma, todos se solidarizam com a dor e o sofrimento dos familiares, amigos, ex-alunos e conhecidos do querido mestre!

PENSAMENTO

Em uma palestra para professores da Educação Básica de Rio dos Cedros, em Santa Catarina, em 30 de abril de 2019, Ellias Dallabrida disse:

“Em minha trajetória existencial, sempre defendi um projeto de Escola Cidadã! Sim, se queremos mudar a educação, então a Escola deve ser em tempo integral, com currículo multifacetário e professores valorizados em seu ambiente de trabalho!  Deste modo, podemos avançar muito em desenvolvimento social e econômico permitindo às gerações, um porvir de qualidade de vida e bem-estar!”.

 

 

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar