ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Segunda etapa da vacinação contra COVID-19 tem início em Guarapuava

Desta vez, pessoas com 90 anos ou mais devem receber a primeira dose do imunizante Coronavac. Na sequência, serão imunizados, pela ordem, pessoas com mais de 80 anos, seguidos de quem tem entre 75 a 79 anos.

10/02/2021

Na manhã de hoje, 10 de fevereiro, o município de Guarapuava deu início à segunda fase da vacinação contra a COVID-19. Nesta etapa, as doses do imunizante chinês Coronavac, serão aplicadas na população com 90 anos completos ou mais. A vacina está disponível no Centro Municipal de Vacinação, que fica na Praça Cândido Xavier, em frente à prefeitura.

A Coronavac é uma vacina que precisa de duas doses, sendo que a segunda deve ser aplicada em um intervalo de duas a quatro semanas depois da primeira, conforme informações do fabricante.

O repórter da Central Cultura de Comunicação, Cléber Moletta, acompanhou o início da segunda fase de vacinação na cidade e conversou com a diretora de Vigilância Epidemiológica de Guarapuava, Chayane Andrade, que falou sobre esta nova etapa de imunização no município. Conforme a diretora todas as pessoas nessa faixa etária (com 90 anos ou mais) devem procurar o local de vacinação para a imunização. “Todas as pessoas de 90 anos ou mais podem e devem procurar o local de vacinação, mesmo que não tenham recebido o aviso pelo aplicativo. A exigência é um documento com foto, RG, por exemplo. Também é preciso que a pessoa traga o CPF, que é o único documento que entra na vacinação. O pedido do RG é para comprovar a identidade da pessoa”, pontuou Chayane. Ela ressaltou ainda que o cadastramento prévio facilita muito o trabalho dos profissionais de saúde e agiliza o processo de imunização. “É desejável que se faça o cadastro antes, pelo aplicativo, pois isso facilita e muito o serviço dos profissionais de saúde e da equipe técnica. No cadastro, há todas as informações, como as doses que a pessoa vai receber. Mas, caso não dê para fazer o cadastro, é só chegar aqui que vai ser vacinado normalmente”, informou.

O primeiro dia da segunda etapa de imunização contra a COVID-19 começou tranquilo, em Guarapuava. De acordo com Chayane, os profissionais da saúde estão organizados para manter essa tranquilidade ao longo do período de vacinação. “Além da equipe técnica, nós temos uma equipe de vinte vacinadores por período. Os profissionais verificam os documentos, a carteirinha e o idoso nem precisa descer do carro para receber a vacina”, sublinhou.

A equipe de vacinação alerta também, que o uso de máscaras e o distanciamento social devem ser mantidos tanto para os idosos que receberão a vacina, quanto para quem o acompanha. “Todos os cuidados devem ser mantidos, como o uso de máscara, o distanciamento e a higienização das mãos”, finalizou a diretora.

CADASTRAMENTO

A aplicação do imunizando para o grupo anterior, que engloba os profissionais de saúde, continua. Portanto, quem faz parte desses dois grupos (profissionais de saúde e idosos com 90 anos ou mais) deve agendar a vacinação.

São duas formas para receber o imunizante. Uma delas é pelo aplicativo Fala Saúde. Após baixar e fazer login no aplicativo, o usuário deve clicar no ícone Alerta Vacina COVID-19. Ao clicar, o usuário será perguntado: Deseja ser alertado quando chegar o momento do seu grupo de vacinação da COVID-19?

O usuário aceita e um alerta será criado. Quando for o momento de ser vacinado ele será avisado. Um dia, hora e local serão pré-informados.

Outra forma, para quem não tem acesso ao aplicativo, é comunicar a unidade básica de saúde mais próxima. Da mesma maneira que ocorre no aplicativo, o usuário será avisado de quando e onde comparecer para receber a dose.

Alguns podem ser vacinados em casa, caso tenham dificuldades de locomoção.

O andamento da vacinação depende da chegada do imunizante. Todos são entregues pelo Ministério da Saúde e, conforme chegam, são aplicados.

Depois dos profissionais da saúde e idosos com mais de 90 anos, serão imunizados, pela ordem, pessoas com mais de 80 anos, seguidos de quem tem entre 75 a 79 anos.

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar