ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Dioceses de Paranavaí e São José dos Pinhais celebram envio de missionárias para África

Andréia Salvador, Elzira Riva e Berenice Cheniski são as novas missionárias da Missão São Paulo VI, na Guiné-Bissau, África.

23/09/2020

As dioceses de Paranavaí e de São José dos Pinhais viveram um momento missionário histórico neste domingo, 20 de setembro. Pela primeira vez, as duas dioceses celebraram o envio de uma de suas diocesanas para a Missão São Paulo VI, na Guiné-Bissau, África.   

Envio na diocese de Paranavaí

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Paranavaí (PR), realizou logo pela manhã, às 8 horas, uma missa no formato drive in, também com alguns lugares ao ar livre, para celebrar o envio da paroquiana Andréia Aparecida Salvador. A missa foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Mário Spaki, e concebrada pelo pároco, Padre Paulo Alves Martins. A celebração contou com expressiva presença da comunidade, familiares e amigos da Andréia e também do coordenador diocesano da Renovação Carismática Católica (RCC), Marcelino Santos, e do coordenador do Conselho Missionário Diocesano de Maringá (COMIDI), Luiz Henrique Feit.

Em sua homilia, Dom Mário, retomando as palavras da segunda leitura, exortou Andréia a levar consigo para o continente africano as palavras do Apóstolo Paulo: “Para mim o viver é Cristo” (Fl 1, 21). “São palavras que vieram do coração de um homem que gastou a vida inteira pela missão”, comentou o bispo.

Após a homilia, Dom Mário proferiu a bênção de envio sobre Andréia e também abençoou um crucifixo, que foi colocado em seu pescoço como sinal de que é enviada em nome de Cristo. Ao final da celebração, Andréia veio até o altar e ajoelhou-se diante do bispo que proferiu uma bênção especial para a missionária. A comunidade expressou a alegria pelo envio com muitas palmas e buzinas.

Andréia, que tem 24 anos e é formada em Serviço Social, iniciou sua vida cristã nessa comunidade, onde recebeu os sacramentos da Eucaristia e da Crisma e onde foi catequista, acólita e participante do Grupo de Oração Jesus Redentor, da RCC. Ela conheceu a Missão São Paulo VI por meio de Dom Mário Spaki há dois anos e, desde então, se encantou e começou um processo de discernimento vocacional.

A celebração de envio foi para Andréia uma confirmação de que Deus a chama para a Missão. “A palavra que se resume é gratidão. Estou indo de coração aberto e com total entrega para a missão. Sinto que estou abrindo os caminhos para que outras pessoas possam sentir esse chamado avançar para águas mais profundas e anunciar o Evangelho”, disse Andréia.

 

Envio na diocese de São José dos Pinhais

No início da noite, às 19 horas, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em São José dos Pinhais, também realizou a celebração de envio da paroquiana Elzira Inês Riva. A missa foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Celso Antônio Marchiori, concelebrada pelo pároco, padre Emerson da Silva Lipinski, pelos padres Justino Fachini, João Maria Stech, Ozenildo Staviski  e Valdecir Badzinski (secretário executivo da CNBB Sul 2) e pelo diácono Itamar Elzio. Dentro da Igreja foi permitida a presença de 30% da capacidade, com distanciamento entre os assentos e todas as medidas recomendadas pelas autoridades sanitárias.

A celebração contou também com a presença do coordenador do Conselho Missionário Regional (COMIRE), Odaril José da Rosa, familiares, amigos e representantes das pastorais da Paróquia. Segundo padre Emerson, com o envio da Elzira a sua paróquia e a diocese de São José dos Pinhais recebem mais que o povo guineense, pois foram despertados para a dimensão missionária. “Essa dimensão estava um pouco adormecida e agora nos sentimos motivados, entusiasmados a ir com a Elzira pela oração e pela ajuda financeira. Vamos com ela e ao mesmo tempo nos sentimos reinflamados pelo Espírito Santo a transformar a nossa realidade com o espírito missionário”, destacou o padre.

Em sua homilia, Dom Celso frisou que Elzira não vai sozinha para a Missão, mas que toda a comunidade paroquial e diocesana vai junto e a acompanha em oração. O bispo reforçou também que toda missão nasce e é sustentada pela Palavra de Deus.

Após a homilia, Dom Celso concedeu a Elzira a bênção de envio e abençoou o crucifixo, que foi colocado em seu pescoço como sinal do amor e da bênção Deus. Em tempos em que não é conveniente abraçar e nem cumprimentar, após a bênção Elzira ficou diante de dom Celso por uns instantes e com as mãos postas e um sorriso expresso nos olhos, inclinou a cabeça num gesto de gratidão e alegria.

Para a missionária, a celebração foi um momento de “muita alegria, de render gratidão a Deus, de desprendimento das coisas materiais e de começar a viver a missão plenamente”. Elzira, que tem 57 anos, se prepara para ir em Missão há dois anos. Ela é técnica de enfermagem aposentada, mãe de dois filhos e avó de três netos. Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida já serviu na Pastoral Social e na Pastoral da Pessoa Idosa.

Andréia, Elzira e Berenice Cheniski, que já teve seu envio realizado na Arquidiocese de Curitiba no dia 15 de março, embarcam para Guiné-Bissau no dia 1º de outubro. Elas integrarão a comunidade da Missão São Paulo VI, onde hoje vivem o casal Márcia e Pércio Vitória e a jovem Danúbia Alves.

Durante a Assembleia dos Bispos do Paraná, que acontecerá em Londrina, de 27 a 29 de setembro, as três missionárias participarão de uma missa, na qual os bispos, juntos, concederão a bênção as novas missionárias.

(Por Karina de Carvalho – Assesora de Comunicação da CNBB Sul 2)

 

Comentários