ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Faleceu Dom Getúlio Teixeira Guimarães

Na manhã deste sábado, 1º de agosto, a Diocese de Cornélio Procópio (PR) comunicou, com pesar, o falecimento do seu bispo emérito, Dom Getúlio Teixeira Guimarães, SVD, aos 83 anos.

01/08/2020

Dom Getúlio foi o terceiro bispo da Diocese de Cornélio Procópio. Nasceu aos 17 de outubro de 1937 em Cipotânea (MG). Sua ordenação sacerdotal aconteceu no dia 04 de agosto de 1966, em Barbacena (MG). Aos 22 de março de 1981, foi ordenado bispo auxiliar da diocese de Ponta Grossa. Foi nomeado pelo Papa São Joãpo Paulo II como bispo de Cornélio Procópio em 26 de março de 1984. Após 30 anos de dedicação e zelo, Dom Getúlio passou a ser emérito, residindo em Cornélio Procópio. Durante toda a sua vida de bispo, Dom Getúlio colocou em prática o seu lema de ordenação “Qui Pertransiit Benefaciendo” (Que passou fazendo o bem).

Os bispos do Paraná receberam, com pesar, a notícia do falecimento e manifestaram as condolências por meio da nota a seguir:

Nota de condolências pelo falecimento de Dom Getúlio
“O zelo por tua casa me consumiu”. (Cf. Sl 69,10)

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Regional Sul 2 recebeu, com pesar, a notícia do falecimento de Dom Getúlio Teixeira Guimarães, SVD, terceiro bispo da diocese de Cornélio Procópio, ocorrido na manhã deste sábado, 01 de agosto de 2020.
Dom Getúlio colocou em prática o seu lema: “Qui Pertransiit Benefaciendo” (Que passou fazendo o bem), pois como Pastor zelosíssimo pelo rebanho assumiu o múnus episcopal com grande preocupação evangelizadora na Diocese de Cornélio Procópio. Convocou e animou os diocesanos (as) para se doarem à missão dando um novo impulso à Evangelização e não se cansou de convidar os leigos a assumirem o seu protagonismo dentro da Igreja.
O Regional Sul 2 da CNBB louva a Deus pela vida deste grande bispo, agradece a Dom Getúlio pela sua vida doada pela igreja no Paraná e pede a Nossa Senhora do Rocio, Rainha e padroeira do Paraná que o acolha no Céu, junto de Deus e de todos os santos.
Que os Santos Arcanjos o acompanhem neste seu retorno à casa do Pai.

Dom Geremias Steinmetz
(Arcebispo de Londrina e Presidente da CNBB Regional Sul 2)

Dom José Antônio Peruzzo
(Arcebispo de Curitiba e Vice-Presidente do Regional Sul 2)

Dom Amilton Manoel da Silva
(Bispo de Guarapuava e Secretário da CNBB Regional Sul 2)

Pe. Valdecir Badzinski
(Secretário Executivo da CNBB Regional Sul 2)

 

 

O velório de Dom Getúlio será na Catedral Cristo Rei, em Cornélio Procópio, iniciando às 15hs deste sábado. O velório será aberto ao povo, seguindo as orientações das autoridades sanitárias, devido a pandemia.

A Missa exequial será na Catedral Cristo Rei, domingo (02), às 09hs. Na sequência o sepultamento será na própria catedral.

 

CNBB Sul 2

Comentários