ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Dom Amilton Manoel da Silva planeja visitar toda Diocese até setembro

Novo bispo da Diocese de Guarapuava anunciou que vai percorrer paróquias e instituições, iniciando pelo Decanato Centro.

18/07/2020

O bispo da Diocese de Guarapuava, Dom Amilton Manoel da Silva, anunciou uma agenda de visitas às paróquias de todo o território diocesano. Até setembro ele pretende ter percorrido todas elas. Durante as visitas ele pretende, na medida do possível, realizar celebrações e se encontrar com sacerdotes e lideranças. As visitas começarão pelo decanato Centro, que abrange 13 paróquias de Guarapuava.

“Estou com a proposta de ficar alguns dias aqui em Guarapuava, realizando visitas que são essenciais à algumas autoridades e casas religiosas, mas também nas paróquias e comunidades, quando possível, do Decanato Centro. Depois desse período vou iniciar uma visita pelos outros três Decanatos”, explicou Dom Amilton.

Ouça: Entrevista com Dom Amilton Manoel da Silva, novo bispo de Guarapuava

As visitas devem ser principalmente nas matrizes, onde será possível ter contato com os sacerdotes e, na medida do possível, com fiéis e lideranças. Ele ressaltou que as visitas vão respeitar as medidas de orientação das autoridades sanitárias, o que vai limitar a possibilidade de realizar eventos ampliados.

Na medida do possível, Dom Amilton pretende visitar entre de duas a três paróquias por dia, a depender das distâncias. Com essa meta, o planejamento é conhecer, ainda que rapidamente, todas as paróquias.

A Diocese de Guarapuava é composta por 47 paróquias, 1036 comunidades, espalhadas por 31 municípios. São três Decanatos: Centro (Guarapuava), Pinhão, Laranjeiras do Sul e Pitanga. A extensão territorial é de 27 mil km² e a população estimada é de 564 mil pessoas, segundo o IBGE (estimativa de 2019).

Missas na Catedral

Dom Amilton também anunciou que vai presidir as celebrações de domingo à noite na Catedral Nossa Senhora de Belém. “A missa de domingo a noite, da Catedral, eu presido. Acredito que assim aqueles que vierem para missa saberão que ali está o seu pastor. Estando em Guarapuava, mesmo que eu já tenha presido outas missas durante o dia, não tem problema, estarei na Catedral para encontrar o maior número de pessoas, será uma alegria", disse.

Foto: Jorge Teles.

Comentários