ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Clero de Guarapuava realiza primeiro retiro de 2020

O bispo da diocese de Guarapuava, Dom Antônio Wagner da Silva, participou de todos os dias do encontro e celebrou a missa de encerramento, no dia 12 de março, quinta-feira.

13/03/2020

De 9 a 12 de março, os padres da diocese de Guarapuava se reuniram em Pitanga, na Casa de Formação São José Freinadmetz, para o Retiro Espiritual do Clero.

O encontro que é previsto no calendário de atividades da diocese, reuniu 47 sacerdotes de diversas paróquias e comunidades. O monge beneditino, Dom Bento de Souza, da Abadia da Ressurreição, da cidade de Ponta Grossa (PR), foi o assessor dos trabalhos de três dias. 

Em entrevista, Dom Bento destacou a importância do retiro e da oração para as pessoas. (ouça a entrevista clicando no player)

Dom Bento ressaltou que o momento foi oportuno para as reflexões mais aprofundadas em se tratando de encontro, uma vez que se vive o período quaresmal e é um tempo muito significativo para que se reflita sobre Jesus Cristo.

Para o coordenador diocesano do Clero, padre Joaquim Bernardo da Rocha, que atua como pároco em Nova Tebas, o encontrou foi uma oportunidade preciosa para que os sacerdotes compreendessem mais sobre a vida, com base no Evangelho. “Eu só tenho a agradecer pelo encontro maravilhoso que tivemos. Todos esses dias de aprendizado, de estudo, de oração, fizeram com que cada um que lá esteve, sentisse a verdadeira presença de Deus e Sua bondade. Confesso que fazia muito tempo que não tínhamos um aprofundamento pessoal como tivemos nesses últimos dias. Agradeço aos padres que compõem o Clero de Guarapuava, pela disponibilidade e por terem enriquecido muito esse nosso trabalho. Eu tenho certeza de que todos voltaram muito mais felizes para suas casas, para suas paróquias, comunidades. Quem ganha com isso é a Igreja, a Missão. Padres bem preparados, podem ajudar muito mais às suas comunidades. Foi um retiro de luz e de amor”, frisou padre Joaquim.

O bispo da diocese de Guarapuava, Dom Antônio Wagner da Silva, participou de todos os dias do encontro e celebrou a missa de encerramento, no dia 12 de março, quinta-feira. Segundo Dom Wagner, o período de retiro do clero é um momento muito importante para toda a Igreja, pois é uma oportunidade de os padres saírem abastecidos de ideias novas, de espiritualidade renovada, para então, dar sequência às suas atividades nas paróquias. “Este é um momento de graça e de muita alegria para cada um de nós. Na verdade, parar para pensar faz parte de nossa caminhada. Temos que aprender cada vez mais e repassar esse aprendizado. O retiro não termina com nossa volta para casa. Esse é um tempo de mudanças e de muitos desafios. Vivemos a Quaresma. Devemos ter os olhos fitos na Páscoa do Senhor. A cada dia, somos convidados à renovação, a celebrar a alegria de vivermos a caminhada de Jesus Cristo”, pontuou Dom Wagner durante a homilia.

Antes do fim da missa, o bispo abriu espaço para que os padres falassem sobre a experiência vivida durantes os três dias de retiro.

 

Diopuava

Comentários