ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Prefeitura de Guarapuava reafirma que vai manter vagas integrais para famílias que comprovarem necessidade

Avaliação será feita por assistentes sociais da Secretaria de Educação e Cultura e pelos Cras.

24/01/2020

A Prefeitura de Guarapuava reafirmou que vai garantir vagas integrais nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) para famílias que comprovarem a necessidade, mas que a oferta prioritária é para período parcial. A secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Lui, não detalhou, mas disse que um critério será usado para selecionar quem terá direito a vaga nos dois períodos. Uma audiência pública discutiu o tema na noite desta quinta-feira (23).

Terá prioridade para conseguir vaga integral a criança que já frequentou o Cmei nos dois turnos em 2019. Mas para ter a vaga assegurada em 2020 eles terão que atender critérios definidos pela Secretaria de Educação e Cultura. A análise será feita com ajuda dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de cada região, e posteriormente uma assistente social da Secretaria de Educação fará uma avaliação.

“É um questionário social com várias perguntas. Nós precisamos priorizar a mulher trabalhadora, a mãe que trabalha fora, porque é um direito da criança e nós não vamos tirar esse direito, nós estamos fazendo um filtro para poder avaliar as famílias que tem a real necessidade da vaga integral”, disse Doraci.

Só vão passar por essa avaliação social as famílias que buscam a matrícula em tempo integral. Aquelas que aceitarem a vaga em meio período não passarão por avaliação de critérios.

Crianças em situação de vulnerabilidade social terão a vaga garantida independente dessa avaliação.

Onde

Segundo a secretária, a vaga será assegurada em alguma unidade. No entanto, não será, necessariamente, no local indicado pelos pais.

Orientação aos pais

Na próxima segunda-feira (27) os Cmeis reabrem e o pai, mãe ou responsável deve ir até a secretaria da unidade onde o filho está matriculado para manifestar interesse de colocar a criança o dia todo na creche. Depois disso eles passarão pelas avaliações sociais.

Quem já manifestou esse interesse na Defensoria Pública será encaminhada para análise, segundo a secretária.

Aqueles pais que fizeram no ano passado a pré-matricula para meio período e não querem a vaga integral não precisam ir ao Cmei agora. Eles devem aguardar o período de confirmação de matrícula e início das aulas.

O mesmo vale para quem está sendo chamado agora para vagas meio período.

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar