ouça as rádios cultura FM 93 FM
facebook instagram twitter youtube

Pais se mobilizam e marcam reunião para discutir a oferta de vagas de Cmei em Guarapuava

Reunião está marcada para esse domingo (19). Os objetivos são levantar a quantidade de crianças que precisam da vaga integral e discutir os critérios que serão usados para seleção.

18/01/2020

Ouça no player. Reportagem Cléber Moletta.

Um grupo de pais está se mobilizando para discutir a política de oferta de vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) de Guarapuava. A reunião está marcada para este domingo (19), às 19 horas, na sede da APP Sindicato, na rua Tiradentes, 1046, próximo ao Parque do Lago.

“O objetivo da nossa mobilização é ter direito ao período integral, saber como ficarão os critérios, como ficou o acordo com o Ministério Público. Mas o objetivo principal é garantir que todos tenham acesso a educação integral e de qualidade”, disse Roberta Ferraz Martins, que participa do grupo de pais.

Podem participar da reunião todos os pais interessados na discussão.

Desde 2018 as vagas são prioritariamente em período parcial. Em 2020, mesmo os pais que já tinham seus filhos em período integral tiveram que optar, na pré-matricula, somente por um período. Muitos pais não concordam e buscam reverter a medida.

A Prefeitura afirma que a regra para oferta de vagas será em período parcial. Mas vai estabelecer um critério para oferecer matrículas em período integral para famílias que justificarem a necessidade (mais aqui).

O Ministério Público do Paraná (MPPR) afirmou em nota encaminhada à Rádio Cultura que recomendou ao município “que seja viabilizada a oferta e a implementação das vagas necessárias ao atendimento das crianças de zero a cinco anos de idade, na educação infantil, via de regra, em jornada integral, nos CMEIs, creches e pré-escolas públicas municipais”.

Ainda para o MPPR “somente em casos excepcionais” os pais devem optar por meio período e, nesses casos,por livre espontânea vontade.

Galeria de Fotos

Comentários




acompanhe a central cultura no facebook

Basta clicar no botão Acompanhar logo abaixo.

Fechar